A pedagogia – ao longo dos tempos

Main Article Content

Helena Gaspar
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

O presente trabalho reporta todo um percurso civilizacional ancorado no desenvolvimento do professor. Na sequência deste estudo, foram retratados, numa perspetiva diacrónica, os vários contextos e as correntes educacionais que, em parte, assumem perenidade no pensamento e no agir atual. No entanto, a busca incessante do desenvolvimento da vida social destacou a figura do professor como o principal agente a quem são atribuídos inúmeros e diferentes papéis, progressivamente mais exigentes e complexos, em resultado da evolução da sociedade. Do reverenciado estatuto de transmissor dos saberes, ele ocupa, na atualidade, uma função multifacetada, que lhe exige uma postura de contínuo questionamento e autorreflexão da sua praxis, no sentido de responder da forma mais eficaz ao aspeto basilar que é o sucesso das aprendizagens dos alunos. Neste seguimento, procura-se dar uma visão do que foi a pedagogia ao longo dos tempos, nomeadamente, na antiguidade oriental, clássica e cristã; passando pela idade média, moderna e Iluminismo e, por fim, na idade contemporânea.

Palavras-chave: Pedagogia, Perspetiva histórica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

André, J. M. (2012). Multiculturalidade, Identidades e Mestiçagem: o Diálogo Intercultural nas Ideias, na Política, nas Artes e na Religião. Coimbra: Palimage.

Arenilla, L., Gossot, B., Rolland, M. C. & Roussel, M. P. (2013). Dicionário de Pedagogia (2.ª ed.). Lisboa: Instituto Piaget.

Aristóteles (2000). Tratado da Política (2.ª edição). Mem Martins: Europa América.

Damião, H. (2010). A (In)Dispensabilidade de Ensinar. In O Valor de Educar, o Valor de Instruir (pp. 77-97). Colecção Questões-Chaves da Educação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel Santos.

Gal, R. (1979). História da Educação. Lisboa: Editorial Veja.

Garin, E. (1972). O Renascimento, História de uma Revolução Cultural. Porto: Editora Telos.

Gasparin, J. L. (2009). Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (4ª. ed. rev. e ampl. Coleção Educação Contemporânea). Campinas –SP: Autores Associados.

Marques, R. (2001). História Concisa da Pedagogia. Lisboa: Plátano Editora.

Mautner, T.(Dir.) (2010). Dicionário de Filosofia. Lisboa: Edições 70.

Mialaret, G., & Vial, J. (1985). História Mundial da Educação I. Coleção: Biblioteca da Educação. Porto: Rés-Editora.

Morus, T. (1994). A Utopia. Lisboa: Guimarães Editores.

Platão (2003). Fédon (2.ª edição). Porto: Porto Editora.

Martins, C. F. (2013, 1 setembro). Quando a Escola Deixar de Ser uma Fábrica de Alunos. In Revista 2, 21-24. Consultado em 01/09/2013 de http://www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265