O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura

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Alexandra Gonçalves
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.

Palavras-chave: Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, Pais/encarregados de educação, Professores de educação especial, Intervenção, Colaboração, Sucesso escolar

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