A gamificação no âmbito dos serviços: scoping review

Main Article Content

Margarida Afonso
https://orcid.org/0000-0001-8567-8256
António Andrade
https://orcid.org/0000-0001-8096-4720

Resumo

A gamificação, abordagem tecnológica inovadora, tem sido cada vez mais utilizada como forma de motivar a adoção de comportamentos benéficos nos utilizadores. A área do saber relativo à gamificação aplicada ao contexto dos serviços poderá traduzir-se em benefícios diversos – pessoais, sociais, organizacionais, entre outros – e, como tal, importa proceder ao mapeamento sistemático e rigoroso da produção científica subjacente a este tema. Quanto ao método, partiu-se de uma abordagem de scoping review, analisando-se os dados através de duas aplicações – VOSViewer e Citespace – e partindo de métricas disponibilizadas pela Web of Science. Com base nisso realizou-se uma análise bibliométrica englobando vários parâmetros. Concluiu-se que a investigação científica sobre a gamificação e os serviços está ainda numa fase de desenvolvimento muito inicial. A análise realizada forneceu indicadores que sugerem que a gamificação se encontra numa trajetória de crescimento e expansão no que respeita à sua aplicação no âmbito dos serviços, com particular ênfase nos serviços de saúde e de educação. A Finlândia parece ser o país que mais se destaca em termos de produção científica nesta área.

Palavras-chave: Gamificação, Jogos, Serviços, Motivação, Saúde, Educação, Experiência, Finlândia, Bibliometria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahola, R., et al. (2013). Gamified physical activation of young men–a Multidisciplinary Population-Based Randomized Controlled Trial (MOPO study). BMC public health, 13(1), 32. https://doi.org/10.1186/1471-2458-13-32

Almeida, S. L. de, Capucho, F., & Ribeiro, P. (2017). Vamos Comunicar? Gestão e Desenvolvimento, 25, 27–53.

Arksey, H., & O'Malley, L. (2005). Scoping studies: towards a methodological framework. International journal of social research methodology, 8(1), 19-32. https://doi.org/10.1080/1364557032000119616

EBSCO. (2018). EBSCOhost Research Databases. Disponível em: http://www.biblioteca.porto.ucp.pt

Hamari, J. (2013). Transforming homo economicus into homo ludens: A field experiment on gamification in a utilitarian peer-to-peer trading service. Electronic commerce research and applications, 12(4), 236-245. https://doi.org/10.1016/j.elerap.2013.01.004

Hamari, J., & Koivisto, J. (2014). Measuring flow in gamification: dispositional flow scale-2. Computers in Human Behavior, 40, 133-143. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.07.048

Hamari, J., & Koivisto, J. (2015a). Why do people use gamification services? International Journal of Information Management, 35(4), 419-431. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2015.04.006

Hamari, J., & Koivisto, J. (2015b). “Working out for likes”: An empirical study on social influence in exercise gamification. Computers in Human Behavior, 50, 333-347. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.04.018

Hamari, J., Sjöklint, M., & Ukkonen, A. (2016). The sharing economy: Why people participate in collaborative consumption. Journal of the Association for Information Science and Technology, 67(9), 2047-2059. https://doi.org/10.1002/asi.23552

Koivisto, J., & Hamari, J. (2014). Demographic differences in perceived benefits from gamification. Computers in Human Behavior, 35, 179-188. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.03.007

Liao, H., Tang, M., Luo, L., Li, C., Chiclana, F., & Zeng, X.-J. (2018). A Bibliometric Analysis and Visualization of Medical Big Data Research. Sustainability, 10(1), 166. https://doi.org/10.3390/su10010166

Lopes, C. P., & Andrade, A. M. V. De. (2008). Simuladores e o Ensino da Economia e da Gestão no Ensino Superior em Portugal. In M. P. Cota (Ed.) (3.a, Vol. I, pp. 129–141). Ourense: LibroTex.

Lopes, S., Costa, M. T., Fernández-Llimós, F., Amante, M. J., & Lopes, P. F. (2012). A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Paper presented at the Actas do congresso Nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas.

Tahamtan, I., Afshar, A. S., & Ahamdzadeh, K. (2016). Factors affecting number of citations: a comprehensive review of the literature. Scientometrics, 107(3), 1195-1225. https://doi.org/10.1007/s11192-016-1889-2

Ueyama, Y., Tamai, M., Arakawa, Y., & Yasumoto, K. (2014). Gamification-based incentive mechanism for participatory sensing. Paper presented at the Pervasive Computing and Communications Workshops (PERCOM Workshops), 2014 IEEE International Conference on. https://doi.org/10.1109/percomw.2014.6815172

Yamabe, T., & Nakajima, T. (2013). Playful training with augmented reality games: case studies towards reality-oriented system design. Multimedia Tools and Applications, 62(1), 259-286. https://doi.org/10.1007/s11042-011-0979-7