Inovação e outsourcing: o caso da Volkswagen do brasil

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António José Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-8609-636X
Paulo Castro Ribeiro
https://orcid.org/0000-0001-5662-6318

Resumo

Atualmente as tecnologias de informação sustentam operações empresariais, unem elos distantes de cadeias de fornecimento e ainda, empresas a clientes. Neste artigo analisamos as motivações que levam uma empresa a promover outsourcing de atividades, ligadas aos seus processos de engenharia, tendo como foco principal o desenvolvimento de novos produtos, sem descurar os riscos associados ao outsourcing. O Business Process Outsourcing é uma decisão estratégica, que apresenta resultados a médio/longo prazo. O trabalho empírico de suporte a este artigo intitula-se “Outsourcing nas atividades de desenvolvimento de novos produtos, o caso da Volkswagen do Brasil”, elaborado por Pereira, Scur & Mello. O estudo é qualitativo, pois foi realizado por amostragem, através de entrevistas presenciais, gravadas com autorização dos entrevistados. Este estudo contribui para o desenvolvimento da atividade empresarial. Identifica as razões pelas quais uma empresa do setor automóvel subcontrata “fornecedores” para realizar as suas atividades e desenvolver novos produtos. Conclui-se que a opção pelo outsourcing está relacionada com a falta de um determinado recurso ou capacidade para realizar a atividade. Foram apontados como riscos do outsourcing, a fuga de conhecimento, a perda de capacidade crítica e consequentemente, a dependência em relação ao fornecedor e ainda, a capacidade da empresa em adquirir novas tecnologias.

Palavras-chave: Outsourcing, Inovação, Volkswagen

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