A gestão estratégica dos recursos humanos: o caso da Sasal, S.A. - Faurecia

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António José Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-8609-636X
João Melo
https://orcid.org/0000-0001-5456-4475
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

Uma realidade económica, em que as mudanças na envolvente são frequentes, implica que o tecido empresarial encare o sucesso de outra perspetiva. Perante um contexto de mudança acelerada, o que pode ser eficácia e sucesso empresarial, no curto prazo, pode transformar-se em insucesso, a médio ou longo prazo. As inovações tecnológicas, o contexto económico complexo, a incerteza em relação ao futuro, a competitividade internacional, as novas concepções socioculturais, entre outros, modificaram profundamente os compromissos da Gestão de Recursos Humanos. Perante uma sociedade em que se perspectivam grandes desafios, a qualidade da Gestão de Recursos Humanos poderá ser um fator chave, para o sucesso das organizações. O presente estudo tem como principais objetivos, dar a conhecer uma empresa que implementa práticas de Gestão de Recursos Humanos e mostrar como uma empresa do setor automóvel, “Sasal, S.A” - Faurecia define a sua estratégia e planeia a Gestão de Recursos Humanos. Foi usada uma abordagem qualitativa, com base numa entrevista semi-estruturada e na consulta de documentos sobre a Empresa. Com este estudo, podemos concluir que o Departamento de Recursos Humanos da “Sasal, S.A” – Faurecia é composto por três grandes áreas: recrutamento e onboarding, payroll e reporting e comunicação e training. Foi também possível verificar que a competência mais valorizada do ponto de vista pessoal da HR manager, é a inteligência emocional. Por último, as maiores dificuldades com que a empresa se depara são: localização dos colaboradores para trabalharem na empresa, qualificações dos operacionais e déficit no número de colaboradores.

Palavras-chave: Gestão de recursos humanos, Estratégia e práticas

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