Características do consumo de drogas entre estudantes do ensino médio

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Eliany Nazaré Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-6408-7243
Danyela dos Santos Lima
http://orcid.org/0000-0003-4677-5656
Gleisson Ferreira Lima
http://orcid.org/0000-0002-5465-2675
Paulo Cesar Almeida
http://orcid.org/0000-0002-2867-802X
Maristela Inês Osawa Vasconcelos
http://orcid.org/0000-0002-1937-8850
Joyce Mazza Nunes Aragão
http://orcid.org/0000-0003-2865-579X

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência da severidade do consumo de drogas entre estudantes de escolas de ensino médio. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa que contou com a participação de 933 estudantes de quatro escolas de ensino médio de um município da Região Norte do Ceará. Utilizou-se para coleta de dados o questionário para triagem do uso de álcool, tabaco e outras substâncias (ASSIST- OMS). Os dados foram armazenados no programa Microsoft Excel versão 2016 e, para avaliar possíveis associações entre categorias, foram utilizados testes de Quiquadrado. Observou que, das nove classes de drogas, as mais utilizadas foram: bebidas alcoólicas, maconha e tabaco, seguidas de inalantes e cocaína/crack. A prevalência de severidade com indicação de intervenção breve para bebida alcoólica foi a seguinte para as escolas: A (23,5%), B (12,4%), C (13,4%) e D (15,4%). Já para a maconha, tem-se: A (14,6%), B (3%), C (7,1%) e D (6,7%). Neste cenário, a escola A demonstra preocupação em relação às outras por apresentar maior severidade para bebida alcoólica e maconha, com necessidade de intervenção breve. Percebe-se que são imprescindíveis estudos que compreendam o contexto em que os estudantes estejam inseridos e que as ações interventivas não foquem nas drogas em si, mas no adolescente/jovem e suas necessidades, o que se torna um desafio central para as políticas intersetoriais articuladas pela saúde e educação, junto à família.

Palavras-chave: Drogas, Estudantes, Saúde mental, Ensino médio

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