A institucionalização da formação em Serviço Social em Braga no ano de 1964

Main Article Content

Ana Pedra
Arminda Ribeiro
Graça Correia

Resumo

Neste artigo, propomo-nos compreender o processo de institucionalização da formação em Serviço Social no Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em Braga, no ano de 1964. Num primeiro momento, analisa-se o contexto sócio-histórico, político e ideológico na qual se inscreve esta iniciativa, tendo como referência a institucionalização do Serviço Social e as tendências da formação em Portugal. Num segundo momento, coloca-se a ênfase na importância da pesquisa histórica em Serviço Social. Para tal recorremos à evidência oral e pesquisa documental. Esta pesquisa, de caráter exploratório, configura uma retrospetiva histórica sobre a construção do conhecimento em Serviço Social procura responder às seguintes interrogações: Porque é que surgiu no ano de 1964 a necessidade de criar o Instituto de Serviço Social em Braga? Porque é que este projeto de formação não se concretizou? Através das fontes documentais conclui-se que o Instituto de Serviço Social de Braga foi reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional por Despacho de 4 de junho de 1964. O projeto de formação, ambicioso e inovador para a época, surgiu da preocupação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em responder aos problemas sociais existentes na cidade de Braga. Apesar de estar tudo preparado para o Instituto iniciar a sua atividade em agosto de 1965, o projeto foi adiado por dois anos, devido à dificuldade criada pela D. Maria Carlota Lobato Guerra1 de não poder assumir a direção técnica do Instituto de Serviço Social de Braga e à falta de professores para lecionar as cadeiras de Serviço Social, factos que coincidiram com o término do mandato da Irmã Leonor Fernandes que foi substituída pela Irmã Nascimento Serra como nova Superiora Providencial do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.

Palavras-chave: Estado Novo, Formação em serviço social, Instituto de Serviço Social de Braga

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baptista, M. V. (2001). Introdução à reflexão sobre a pesquisa histórica no Serviço Social. Investigação em Serviço Social, Lisboa/São Paulo: CPIHTS.

Barreto, A. (1999). A Situação Social em Portugal, 1960-1999, Lisboa: ICS.

Castel, R. (1998). As metamorfoses da Questão Social. Vozes: Rio de Janeiro.

Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (1999). Como um Rio Religiosas Sagrado Coração de Maria – 150 Anos – Éditions du Signe: Italy.

Martins, A. (1999a). Génese, emergência e institucionalização do Serviço Social Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Martins, A. (1999b). Serviço Social e Investigação. Serviço Social, Profissão & Identidade, que trajectória? Lisboa/São Paulo-Edição dos Autores/Veras Editora, pp.45-65.

Martins, A. (2002). Serviço Social Crítico em Tempos de Ditadura. Estudos Documentos, nº 23, CPIHTS: Coimbra, pp.1-18.

Martins, M. G. (s/d). O Estado Novo e a Igreja em Portugal (1933-1974). IV Congresso Português de Sociologia.

Monteiro, A. (1995). A formação académica dos assistentes socias: uma retrospectiva crítica da institucionalização do Serviço Social no Estado Novo. Intervenção Social, nº11/12, pp.43-76.

Monteiro, A. (1996). Serviço Social, marginalização e política social. Intervenção Social, nº 13/14, Lisboa: ISSSL, pp. 127-142.

Mouro H. & Carvalho A. (1987). Serviço Social no Estado Novo. Coimbra: Centelha.

Negreiros, M. A. (1999a). O Serviço Social uma profissão em movimento. A dinâmica académica profissional no Portugal pós-74. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tese de doutoramento em Serviço Social pp. 332-358.

Negreiros, M. A. (1999b). Qualificação académica e profissionalização do Serviço Social – o caso Português. Serviço Social, Profissão & Identidade, que trajectória? Lisboa/São Paulo-Edição dos Autores/Veras Editora, pp.13-44.

Pimentel, I. (1999). A assistência social e familiar do Estado Novo nos anos 30 e 40. Análise Social. nº 2/3. pp. 477-508.

Sampaio, R. C. (1990). Uma Caminhada na Fé e no Tempo: A História das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Braga: Imprimatur.

Silva, M. C. O. (2006). História e conhecimento profissional em Serviço Social: O Caso da Escola do Porto, Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Valente, D. (1999). As relações Igreja-Estado em Portugal antes e depois do 25 de Abril de 1974. Lusotopie, pp. 271-275.