A Revista Portuguesa de Investigação Educacional é uma revista de publicação anual da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Esta revista é publicada tradicionalmente em papel e, a partir de 2011, é também publicada em formato eletrónico.

Ciente da importância da divulgação do conhecimento e da promoção da comunicação científica, a RPIE tomou a decisão de adotar o estatuto de revista científica de Acesso Aberto. Com esta medida, a RPIE pretende aumentar a visibilidade e o impacto dos investigadores ao tornar acessível as suas publicações e promover a eficiência e o progresso científico.

A RPIE é uma revista baseada em Portugal, que acolhe a publicação da investigação feita nacionalmente, mas que se abre a todo o mundo, publicando cada vez mais artigos oriundos de outros países e continentes, com destaque para o Brasil (América), Angola e Moçambique (África) e Macau (Ásia), além de outros países. A revista publica artigos originais em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

A RPIE, em colaboração com a Biblioteca e Gestão da Informação do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, iniciou a implementação e cumprimento de requisitos de qualidade para indexação em plataformas científicas.

 

 A Revista Portuguesa de Investigação Educacional está comprometida em promover a comunicação e disseminação de informação como facilitadora do desenvolvimento e do crescimento de conhecimento e estratégias no contexto da educação para melhorar o ensino.

 A revista assenta nos pilares da educação, especialmente:

- Pedagogia social e regulação sociocomunitária
- Intervenção ética e socioeducacional
- Educação, escolas e políticas
- Administração e organização escolar
- Estudos de currículos
- Tecnologias de informação na educação
- Educação especial
- A educação e o desenvolvimento da psicologia
- Psicologia clínica e de saúde
- A psicologia na justiça e no comportamento desviante

Os autores de artigos incluídos na Revista são profissionais e investigadores na área da Educação.

 

A Revista Portuguesa de Investigação Educacional integra diferentes tipos de colaboração, aprovação dos revisores (processo de double-blind peer-review) e aceitação final pelo Diretor:

 - Artigos originais que se debrucem sobre investigações realizadas no âmbito da Educação;
- Revisões bibliográficas que proporcionem uma leitura compreensiva sobre tendências recentes e relevantes no domínio da Educação;
- Relatórios sobre o trabalho desenvolvido por instituições nacionais e internacionais no domínio da Educação (estas contribuições podem envolver entrevistas, relatos de visitas ou de reuniões científicas).

 

Direitos de Autor e Permissões

A revista permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos de autor sem restrições e este(s) manterá(ão) os direitos de publicação sem restrições.

 

Taxas de Processamento de Artigos

A Revista Portuguesa de Investigação Educacional não aplica taxas de processamento de artigos (APC), nem cobra custos de submissão de artigos.

 

Detecção de plágio

 A revista utiliza o software Turnitin como ferramenta de deteção de plágio.