Caminhos para a saída. Factores que contribuem para o abandono escolar do ensino secundário em escolas de Vila Nova de Gaia: a perspectiva dos jovens

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Álvaro Almeida dos Santos
José Matias Alves

Resumo

Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo realizado em Vila Nova de Gaia, no qual se procuram identificar os factores que influenciam a saída prematura de jovens do ensino secundário em escolas do concelho. Procedemos a um estudo qualitativo, entrevistando jovens que tinham frequentado o 10.º ou o 11.º ano, num universo de seis escolas secundárias do concelho, e que abandonaram a escola sem completarem o ensino secundário. Procurámos, também, conhecer as percepções dos conselhos executivos dessas escolas sobre a relevância de conjuntos de factores que podem influenciar tais decisões. Os resultados encontrados sugerem que o abandono escolar precoce no ensino secundário resulta de um processo multidimensional, influenciado por uma variedade de factores intra e extra-escolares, que têm como consequência custos individuais e sociais graves. O grau de importância de um ou mais factores nas decisões de saída prematura depende das condições socioeconómicas e educativas dos jovens no momento em que se desvinculam da escola. A análise das percepções dos conselhos executivos sugere que, genericamente, há convergência com as perspectivas dos jovens quanto aos factores encontrados, mas divergem no que respeita ao grau de influência desses factores nas decisões de abandono precoce.

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