A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa

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Luísa Orvalho
https://orcid.org/0000-0002-6645-5273
Luísa Alonso

Resumo

A inovação curricular refere-se tanto aos processos de conceção do currículo, como aos do seu desenvolvimento. Este artigo apresenta uma súmula da investigação de âmbito de Doutoramento em Ciências da Educação1 – uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, assente numa abordagem metodológica de aproximação à investigação-ação colaborativa (I-AC), efetuada em duas escolas secundárias públicas (ESP), nos anos escolares 2008-09 e 2009-2010.Com o estudo pretendeu-se identificar os constrangimentos e os fatores críticos de sucesso escolar que a generalização acelerada dos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário, gerou, bem como os planos de intervenção, de reestruturação e de melhoria de aplicação da estrutura curricular modular (EM) que será preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo teórico preconizado e posto em prática nas escolas profissionais. Utilizaram-se múltiplas técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, as notas de campo registadas num diário de bordo, as entrevistas presenciais, os guiões e roteiros de reflexão e a análise documental. A análise dos dados fez-se através da análise de conteúdo de todos estes registos. O referencial de análise adotado – O Modelo Integrado de Inovação para Gerir a Mudança Curricular na Escola Pública com Cursos Profissionais – assenta em quatro eixos: desenvolvimento curricular modular, desenvolvimento profissional dos professores, desenvolvimento organizacional da escola e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Considera-se que com esta pesquisa os objetivos inicialmente definidos foram amplamente alcançados, abrindo--se assim uma janela mais ampla para se poder observar a forma como a EM está a ser apropriada pelos professores e concretizada nas ESP e, deste modo, criar oportunidades para construir novas propostas de melhoria.

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