Equipas educativas e comunidades de aprendizagem

Main Article Content

Joaquim Machado
https://orcid.org/0000-0003-1875-9640
João Formosinho

Resumo

O modelo de organização da escola por Equipas Educativas requer mudanças estruturais e mudanças instrutivas cujo processo interpela os professores para a transformação em comunidades profissionais de aprendizagem, associando o desenvolvimento profissional e a melhoria da escola com reflexos nas aprendizagens dos alunos. O nosso estudo é de natureza qualitativa e identifica as preocupações que estão na base da adesão das escolas à proposta alternativa de organização pedagógica, apresenta as estruturas de gestão intermédia que criaram, infere o modelo de liderança que corporizaram e mostra os ganhos significativos da escola e dos professores, nomeadamente a interação e colaboração profissional, a visibilidade social do trabalho docente, o clima da escola, a melhoria dos resultados escolares e o reconhecimento da comunidade.

Palavras-chave: Equipa educativa, Organização pedagógica, Comunidade de aprendizagem, Liderança participativa

Downloads

Não há dados estatísticos.