(Auto)avaliação de qualidade do ensino superior em Moçambique. Um estudo de caso

Main Article Content

Felipe André Angst
https://orcid.org/0000-0001-8484-7126
José Matias Alves
https://orcid.org/0000-0002-9490-9957

Resumo

A garantia da qualidade tem recebido muita atenção nos últimos anos, principalmente por pressões internas e externas relacionadas à progressiva massificação do ensino superior e a necessidade de alinhar o crescimento quantitativo das frequências com padrões internacionais de qualidade. A adoção de práticas de autoavaliação resultou de uma imposição externa às Instituições de Ensino Superior moçambicanas, pretendendo instituir dinâmicas de autorregulação interna e legitimar procedimentos de controlo externo conducentes à acreditação de cursos e instituições. O presente artigo resulta de uma investigação no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação e visa apresentar e discutir os instrumentos regulatórios e as ações de autoavaliação e seus resultados a nível profissional e social dentro de uma unidade básica da Universidade Católica de Moçambique. Em termos metodológicos, adota-se a perspetiva de estudo de caso e recorre-se à observação não participante, à realização de entrevistas e à análise de conteúdo de documentos produzidos no decorrer deste processo. Concluímos que a autoavaliação, embora marcada por dimensões ambíguas e debilmente articuladas, impulsionou mudanças e melhorias durante e depois da prática do processo de autoavaliação.

Palavras-chave: Auto-avaliação, Avaliação, Qualidade, Ensino superior, Melhorias

Downloads

Não há dados estatísticos.