A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência

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Laura M. Nunes
https://orcid.org/0000-0002-9648-9511
Sónia Caridade
https://orcid.org/0000-0003-0387-7900
Ana Isabel Sani
https://orcid.org/0000-0003-1776-2442

Resumo

No presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas.

Palavras-chave: Escola, Estudos portugueses, Violência, Indisciplina, Pesquisa de revisão

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