Colaborações (ím)pares, relato de uma experiência de observação multidisciplinar

Main Article Content

Carla Quintelas
Maria Torres
Paula Moreira

Resumo

O presente artigo tem por escopo dar a conhecer a experiência vivenciada por um trio de docentes de distintas áreas disciplinares, no âmbito do projeto coletivo OPMUSA, assente na observação interpares, mediante a monitorização das diferentes práticas e dinâmicas de lecionação, numa dimensão simultaneamente individual e colaborativa. A tónica da investigação, colocada nas perceções objetivadas pelas participantes, no decurso de três ciclos de observação realizados em sala de aula, tem por base determinadas dimensões selecionadas enquanto foco de análise, as quais inscrevem os professores no papel de agentes que exploram, interpretam, avaliam e disseminam as suas práticas, contribuindo para a afirmação daquilo a que a literatura anglo-saxónica tem vindo a caracterizar como scholarship of teaching and learning(pedagogia da indagação). Os resultados apontam a observação de pares multidisciplinares enquanto modalidade viável e eficaz para o desenvolvimento de climas de aprendizagem mais expansivos e singulares, bem como para a criação de espaços formativos de questionamento auto e heterocrítico.

Palavras-chave: Observação interpares, Melhoria das práticas pedagógicas, Desenvolvimento profissional dos professores, Interações multidisciplinares

Downloads

Não há dados estatísticos.