Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas

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Sónia Caridade
https://orcid.org/0000-0003-0387-7900
Laura M. Nunes
https://orcid.org/0000-0002-9648-9511
Ana Isabel Sani
https://orcid.org/0000-0003-1776-2442
Maria João Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-2595-2206
Ana Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-4171-1971
Carla Rodrigues
Maria Xavier

Resumo

A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo, com recurso ao método do inquérito por questionário, envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos (M=50,25; D.P.=8,16) e a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino (72,8%). Os resultados apontaram para umaperceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar, desrespeito generalizado entre alunos, agressividade) que devem ser consideradas. Os participantes apontaram ainda algumas medidas (e.g., alargar e potenciar os recursos humanos, incutir maior rigor no sistema disciplinar, promover o policiamento, criar equipas multidisciplinares) que importa promover ao nível do funcionamento em meio escolar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.

Palavras-chave: Meio escolar, Educativos, Condutas

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