PertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar

Main Article Content

Filipe Martins
https://orcid.org/0000-0002-8853-786X
Alexandra Carneiro
https://orcid.org/0000-0002-7190-5304
Mafalda Santos
https://orcid.org/0000-0001-6815-2527
Raquel Matos
https://orcid.org/0000-0002-9108-7388
Sofia Mexia Alves

Resumo

O insucesso e o abandono escolar evidenciam-se como problemas sociais prioritários que não se devem apenas a fatores individuais ou familiares. O projeto PertenSer foi concebido como uma resposta educativa de base comunitária com o objetivo de oferecer aos jovens mais vulneráveis oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, reforçando a sua motivação para a aprendizagem e a sua confiança e capacidade para construírem trajetos de vida. Participaram neste projeto 13 jovens dos 14 aos 18 anos, a frequentar o 8.º e o 9.º anos de escolaridade, enquadrados no Programa Integrado de Educação e Formação. A avaliação qualitativa do projeto considerou o envolvimento dos participantes nas ações implementadas e as mudanças no autoconceito e desenvolvimento pessoal e social, no envolvimento escolar e nas perspetivas de futuro. Os resultados destacam melhorias ao nível da autoconfiança e comportamento na escola, assim como na relação com os adultos e na capacidade de definir objetivos a curto e médio prazo. Destacam ainda a promoção da valorização e da motivação para a aprendizagem escolar, que contribuiu para a redução do abandono escolar e para a obtenção de maior sucesso. Como fatores de sucesso do projeto, realçam-se a abordagem comunitária envolvendo diferentes atores extraescolares e as relações de suporte estabelecidas com profissionais e professores.

Palavras-chave: Sucesso escolar, Comunidade educadora, Envolvimento escolar, Desenvolvimento pessoal e social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, N. (2007). E se a melhoria da empregabilidade dos jovens escondesse novas formas de desigualdade social?. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 2, 59-68.

Amorim, J. P., & Azevedo, J. (2017). As lições dos alunos: o futuro da educação antecipado por vozes de crianças e jovens. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 61-97.

Baptista, I. (2016). Para uma fundamentação antropológica e ética da educação: A escola como lugar de hospitalidade. EDUCA –International Catholic Journal of Education, 2, 203-214.

Bradshaw, C. P., O’Brennan, L. M., & McNeely, C. A. (2008). Core competencies and the prevention of school failure and early school leaving. New Directions for Child and Adolescent Development, 122, 19-32. https://doi.org/10.1002/cd.226

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using Thematic Analysis in Psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.

COM, European Commission. (2013). Reducing Early School Leaving: Key messages and policy support. Final Report of the Thematic Working Group on Early School Leaving. Brussels.

De Witte, K., Cabus, S., Thyssen, G., Groot, W., & van den Brink, H. M. (2013). A critical review of the literature on school dropout. Educational Research Review, 10, 13-28. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2013.05.002

Ecker-Lyster, M., & Niileksela, C. (2016). Keeping students on track to graduate: A synthesis of school dropout trends, prevention, and intervention initiatives. Journal of At-Risk Issues, 19(2), 24-31.

Gadotti, M. (2006). A escola na cidade que educa. Cadernos Cenpec, 1, 133-139. https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.160

Gadotti, M. (2005). A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut International des Droits de l’enfant-IDE.

Johnstonbaugh, M. (2018). Conquering with capital: social, cultural, and economic capital’s role in combating socioeconomic disadvantage and contributing to educational attainment. Journal of Youth Studies, 21(5), 590-606. https://doi.org/10.1080/13676261.2017.1406069.

Macedo, E., Santos, S.A., & Araújo, H. C. (2018). How can a second chance school support young adults’ transition back to education? European Journal of Education. 53, 452-455. https://doi.org/10.1111/ejed.12312.

Matos, R., Martins, F., Carneiro, A., Campos, L., Ribeiro, L., & Negrão, M. (2018). Young People with Paths of Psychosocial Risk and Deviant Behaviour (Casestudy report). Porto: CEDH – Research Centre for Human Development, Universidade Católica Portuguesa. Publicado online http://www.promise.manchester.ac.uk/wp-content/uploads/2018/06/Young-people-with-paths-of-psychosocial-risk-and-deviant-behaviour.pdf.

McFadden, M., & Munns, G. (2002). Student engagement and the social relations of pedagogy. British Journal of Sociology of Education 23(3), 357-366. https://doi.org/10.1080/0142569022000015409

McGregor, G., & Mills, M. (2012). Alternative education sites and marginalised young people: ‘I wish there were more schools like this one’. International Journal of Inclusive Education, 16(8), 843-862. https://doi.org/10.1080/13603116.2010.529467.

McPherson, C. (2019). ‘It’s just so much better than school’: the redemptive qualities of further education and youth work for working-class young people in Edinburgh, Scotland. Journal of Youth Studies. https://doi.org/10.1080/13676261.2019.1599103.

Mills, M., McGregor, G., Baroutsis, A., te Riele K., & Hayes, D. (2016). Alternative education and social justice: considering issues of affective and contributive justice. Critical Studies in Education, 57(1), 100-115. https://doi.org/10.1080/17508487.2016.1087413.

Mezirow, J. (2001). Penser son expérience. Lyon: Chronique sociale.

Nada, C. I., Santos, S. A., Macedo E., & Araújo, H. C. (2018). Can mainstream and alternative education learn from each other? An analysis of measures against school dropout and early school leaving in Portugal. Educational Review. https://doi.org/10.1080/00131911.2018.1508127.

Nóvoa, A. (2009). Educação 2021. Para uma história do futuro. Revista Iberoamericana de Educación, 49, 181-199. https://doi.org/10.35362/rie490679.

Smyth, J. (2007). Toward the Pedagogically Engaged School: listening to student voice as a positive response to disengagement and “dropping out”. In D. Thiessen & A. Cook-Sather (Eds.), International Handbook of Student Experience of Elementary and Secondary School (pp. 635-658). Dordrecht: Springer Science Publishers. https://doi.org/10.1007/1-4020-3367-2_25

Smyth, J. (2004). Social capital and the ‘socially just school’. British Journal of Sociology of Education, 25(1), 19-33. https://doi.org/10.1080/0142569032000155917.

Smyth, J., & McInerney, P. (2013). Whose side are you on? Advocacy ethnography: some methodological aspects of narrative portraits of disadvantaged young people, in socially critical research. International Journal of Qualitative Studies in Education, 26(1), 1-20. https://doi.org/10.1080/09518398.2011.604649.

Tarabini, A., Jacovkis, J., & Montes, A. (2018). Factors in educational exclusion: including the voice of the youth. Journal of Youth Studies, 21(6), 836-851. https://doi.org/10.1080/13676261.2017.1420765.

te Riele, K. (2006). Schooling practices for marginalized students –practice‐with‐hope. International Journal of Inclusive Education, 10(1), 59-74. https://doi.org/10.1080/13603110500221750.

Tilleczek, K., Ferguson, B., Edney, D. R., Rummens, A., Boydell, K., & Mueller, M. (2011). A contemporary study with early school leavers: paths and social processes of leaving high school. Canadian Journal of Family and Youth, 3(1), 1-39. https://doi.org/10.29173/cjfy12172

Tomaszewska-Pękała, H., Marchlik, P., & Wrona, A. (2017). Finding Inspiring Practices on How to Prevent ESL and School Disengagement. Lessons from the educational trajectories of youth at risk from nine EU countries. Faculty of Education, University of Warsaw. Publicado online https://www.uantwerpen.be/images/uantwerpen/container23160/files/Deliverable%205_1_Publication%206_final_final_15_12_2017.pdf.

Van Houtte, M., & Demanet, J. (2016). Teachers’ beliefs about students, and the intention of students to drop out of secondary education in Flanders. Teaching and Teacher Education, 54, 117-127. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.12.003

Velho, G. (1994). Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Willms, J. (2003). Student Engagement at School: A sense of belonging and participation. Results from PISA 2000. Paris: Organisation for Economic Cooperation and Development. https://doi.org/10.1787/9789264018938-en

Zitkoski, J. J. (2005). Cidade educadora e emancipação social: o desafio da educação fundamentada numa razão dialógica. Educação Unisinos, 9(2), 179-186.