MusicalMente. Programa de educação emocional com teatro musical

Main Article Content

Elisabete Fernandes
Luísa Orvalho
https://orcid.org/0000-0002-6645-5273
Nuno Caçote
Palavras-chave: Inteligência emocional, Educação emocional, Educação artística, Teatro musical

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aber, J. L., Brown, J., Jones, S., & Roderick, T. (2010). SEL: The history of a research-practice partnership. Journal Better: Evidence-Based Education, 2 (2), 14-15.

Almeida, L. S., & Freire, T. (2008). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação. 5.ª edição. Braga: Psiquilíbrios Edições.

Bar-On, R. (2006). The Bar-On model of emotional-social intelligence (ESI). Psicothema, 18, 13-25.

Bird, K. A., & Sultman, W. F. (2010). Social and emotional learning: reporting a system approach to developing relationships, nurturing well-being and invigorating learning. Education & Child Psychology, 27, 143-155.

Bisquerra, R. (2008). Educación emocional y bienestar. Madrid: Wolters Kluwer Education.

Bisquerra, R., & Pérez, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación, XXI, 10, 61-82. https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297

Cabello, R., Gualda, R., Gallego, P., & Fernández-Berrocal, P. (2016). Programa Intemo+. Mejorar la inteligencia emocional de los adolescentes. Madrid: Ediciones Pirámide.

Candeias, A., Rebelo, N., Silva, J., & Cartaxo, A. (2011). Bar-On – Inventário de Quociente Emocional: Estudos portugueses com crianças e jovens do Ensino Básico. Comunicação apresentada no VIII Congresso Ibero-Americano de Lisboa. Lisboa.

Cardoso, C. (2011). Inteligência Emocional, Estratégias de Coping em Estudantes Universitários. Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Carvalho, C., & Caldeira, S. (2017). Vamos Sentir com o Necas!. Lisboa: Edições Almedina.

Cassá, E. L. (2005). La educación emocional en la educación infantil. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19, 153-167.

Ciarrochi, J., & Mayer, J. D. (2007). Applying Emotional Intelligence: A practitioner’s guide. New York, NY: Psychology Press. https://doi.org/10.4324/9781315782935

CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning) (2015).

CASEL guide: Effective Social and Emotional Learning Programs –middle and high school edition. Chicago, IL. Recuperado, em 12 de agosto de 2019 de http://secondaryguide.casel.org/casel-secondary-guide.pdf.

Conservatório d’Artes de Loures (2018). HumanizArte – A arte como instrumento de humanização (projeto educativo não publicado). Loures: Conservatório d’Artesde Loures.

Costa, A. C., & Faria, l. (2009). A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Questionário de Competência Emocional (QCE). In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, 9-11.

Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. 2.ª edição. Coimbra: Edições Almedina.

Damásio, A., & Damásio, H. (2006). Brain, art and education. In UNESCO World Conference on Arts Education: Building Creative Capacities for the 21st Century. Lisboa, Portugal.

Delors, J., et al. (1996). Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora.

Durlak, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A., & Taylor, R. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning: a meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development 82 (1), 405-432. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x

Faria, L., & Lima Santos, N. (2001). Autoconceito de competência: Estudos no contexto educativo português. Psychologica, 26, 213-231.

Fernández-Berrocal, P., & Díaz, N. R. (2016). Desarrolla tu inteligencia emocional. Barcelona: Editorial Kairós SA.

Fernández-Berrocal, P., & Aranda, D. (2008). Inteligencia emocional en la educación. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, 6 (2),421-436.

Fernández-Berrocal, P. & Extremera, N. (2006). Emotional Intelligence: a theorical and empirical review of its 15 years of history. Psicothema, 18, 7-12.

Gardner, H. (1990). Art Education and Human Development. Los Angeles: Getty Center for Education in Arts.

Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed.

Goleman, D. (1995). Emotional Intelligence. Why it can matter more than IQ. New York, NY: Bantam Books.

Goleman, D. (2003). Inteligência Emocional. 12.ª edição. Lisboa: Temas e Debates.

Greenberg, M., Weissberg, R., O’Brien, M., Zins, J., Fredericks, L., Resnik, H., & Elias, M. (2003). Enhancing school-based prevention and youth development through coordinated social and emotional learning. American Psychologist, 58, 466-474. https://doi.org/10.1037/0003-066x.58.6-7.466

Guba, E. G., & Lincoln, Y. S. (1994). Competing paradigms in qualitative research. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.) Handbook of Qualitative Research (pp. 105-117). London: Sage.

Hilário, A. R. L. (2012). Práticas de Educação Emocional no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Beja, Beja. http://hdl.handle.net/10400.26/3991

Hutzel, K., Russell, R., & Gross, J. (2010). Eighth graders as role models: A service-learning art collaboration for social and emotional learning. Art Education, 60 (3), 6-11. https://doi.org/10.1080/00043125.2010.11519074

Kennedy, E., Bronte-Tinkew, J., & Matthews, G. (2007). Enhancing Cultural Competence in Out-of-School Time Programs: What is it, and why is it important? Washington, DC: Child Trends.

Low, P. A., Sam. K., McArthur, C., Posa, R. M., & Hochuli, D. (2014). Determining predator identity from attack marks left in model caterpillars: guidelines for best practice. The Netherlands Entomological Society. Entomologia Experimentalis et Applicata, 152, 120-126. https://doi.org/10.1111/eea.12207

Mayer, J., & Salovey, P. (1990). Emotional Intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9, 185-221. https://doi.org/10.2190/dugg-p24e-52wk-6cdg

Mayer, J., & Salovey, P. (1997). What is Emotional Intelligence? Emotional Development and Emotional Intelligence. New York: Basic Books.

Mayer, J., Salovey, P., & Caruso (2000) Models of Emotional Intelligence. In R. Sternberg (ed.), Handbook of Intelligence (pp. 396-420). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/cbo9780511807947.019

Merrell, K., & Gueldner, B. (2010). Social and Emotional Learning in the Classroom: Promoting mental health and academic success.New York: The Guilford Press.

Pereira, N. M. (2016). “Viver as emoções”: Planeamento e avaliação de um programa de aprendizagem sócio-emocional com dança educacional. Tese de doutoramento, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. http://hdl.handle.net/10451/25148

Pérez-González, J. C., & Pena, M. (2011). Construyendo la ciencia de la educación emocional. Padres y Maestros, 342, 32-35.

Oliveira Martins, G. d’, et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da educação (DGE).

Queirós, M. (2014). Inteligência Emocional–Aprenda a ser feliz. 1.ª edição. Porto: Porto Editora.

Raimundo, R., Marques-Pinto, A., & Lima, L. (2007). Conception and Implementation of a Social and Emotional Learning Program. Poster apresentado no 10th European Congress of Psychology, Praga, República Checa.

Read, H. (1982). Educação pela Arte. Lisboa: Edições 70.

Rodrigues, N., Rebelo, T., & Coelho, J. (2011). Adaptação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS) e análise da sua estrutura fatorial e habilidade numa amostra portuguesa. Psychologica, 55, 189-207. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_10

Santa Rosa, A. M. D. (2006). A Construção do Musical como Prática Artística Interdisciplinar na Educação Musical. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Santa Rosa, A. M. D. (2012). O Processo Colaborativo no Musical “Com a Perna no Mundo”: Identificando articulações pedagógicas. Tese de Doutoramento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de Pesquisa (traduzido e adaptado por A. G. Q. Garcia e P. H. C. Valle) (3.ª edição). São Paulo: Mcgraw-Hill.

Santos, A. S. (2008). Mediações Arteducacionais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Silva, D. M., & Duarte, J. C. (2012). Sucesso escolar e inteligência emocional. Millenium, 42 (1), 67-84.

Soares, G., & Pocinho, M. (2013). Emoções e liderança escolar: um estudo com conselhos executivos das escolas públicas portuguesas. Revista Ibero-Americana de Educação, 61 (4), 1-11. https://doi.org/10.35362/rie6141063

Sousa, A. (2003a). Educação pela Arte e Artes na Educação. (vol. I). Lisboa: Instituto Piaget.

Sousa, A. (2003b). Educação pela Arte e Artes na Educação. (vol. II). Lisboa: Instituto Piaget.

Sousa, A. (2003c). Educação pela Arte e Artes na Educação. (vol. III). Lisboa: Instituto Piaget.

Wright, R., Alaggia, R., & Krygsman, A. (2014). Five-year follow-up study of the qualitative experiences of youth in an afterschool arts program in low-income communities. Journal of Social Service Research, 40 (2), 37-146. https://doi.org/10.1080/01488376.2013.845130

Wright, R., John, L., Rowe, W., & Duku, E. (2009). Effects of an after-school arts program on youth in low-income communities: A comparative study of Canadian and American youth. Best Practices in Mental Health, 5 (1), 74-88.

Wright, R., John, L., Alaggia,R., & Sheel, J. (2006). Community-based arts program for youth in low-income communities: A multi-method evaluation. Child and Adolescent Social Work Journal, 23 (5-6), 635-652. https://doi.org/10.1007/s10560-006-0079-0