As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação

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Andreia Magalhães
José Matias Alves
https://orcid.org/0000-0002-9490-9957
António Andrade
https://orcid.org/0000-0001-8096-4720

Resumo

A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.

Palavras-chave: Internet das Coisas, Educação, Inovação

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