Os critérios de ética e as boas práticas são um compromisso da Revista Portuguesa de Investigação Educacional, que todos os elementos da revista e autores devem aceitar e respeitar.

Deveres do Editor

O Diretor é responsável pela aprovação final da publicação dos artigos submetidos à Revista Portuguesa de Investigação Educacional. A decisão é eticamente sustentada, está baseada nas políticas e orientações da revista e respeita as normas legais relacionadas com plágio e copyright.

O Diretor poderá consultar o Conselho Assessor e o Comité Científico para decisão de aprovação de artigos submetidos. O Diretor deverá agir de forma responsável se receber queixas de não cumprimento dos pressupostos éticos e legais.

Revisão de Propostas

O Diretor deverá certificar-se de que cada proposta para publicação é avaliada pela sua originalidade e qualidade, sendo reencaminhada para pelo menos dois revisores que irão recomendar a aceitação, alteração ou rejeição da proposta.

O Diretor deverá ainda assegurar que todas as propostas são avaliadas com base no conteúdo intelectual sem discriminação de etnia, género, orientação sexual, crenças religiosas, cidadania ou orientações políticas.

Confidencialidade, Divulgação e Conflito de Interesses

O Diretor e o Conselho Assessor deverão assegurar que a informação presente nas propostas para publicação é mantida de forma confidencial.

Não é permitido ao Diretor e ao Conselho Assessor utilizar o conteúdo das propostas submetidas e não publicadas na sua própria investigação, exceto se devidamente autorizado por escrito pelo autor.

Deveres dos Revisores

Contribuição para as Decisões

Os revisores deverão apoiar o Diretor na decisão de propostas para publicação, assim como, apoiar o autor na melhoria da proposta durante o processo.

Objetividade e Transparência

Os revisores deverão notificar o Diretor sempre que sintam que não possuem as competências adequadas à revisão de determinada proposta ou quando não serão capazes de cumprir com os prazos estipulados, para que as propostas possam ser reencaminhadas para outro revisor.

A conduta dos revisores deverá ser imparcial e objetiva pelo que as suas opiniões e recomendações têm de ser fundamentadas.

Confidencialidade

A informação contida nas propostas recebidas para revisão é confidencial e não deverá ser divulgada ou discutida com outros a não ser que para tal seja autorizado ou recomendado pelo Diretor, por escrito.

Conhecimento das Fontes

Os revisores devem assegurar que os autores citaram todas as fontes de informação relevantes na pesquisa. Qualquer semelhança ou sobreposição entre propostas recebidas deverá ser comunicada diretamente ao Diretor.

Confidencialidade, Divulgação e Conflito de Interesses

Os revisores não deverão usar informação privilegiada ou ideias com origem nas propostas recebidas para publicação para seu proveito próprio. Os revisores não deverão aceitar para revisão propostas de artigos que evidenciem conflito de interesses, seja comerciais, competitivos ou de qualquer tipo, que ponham em risco a imparcialidade e a objetividade da revisão.

Deveres dos Autores

Cumprimento do Guia de Autor

Os autores deverão respeitar todas as orientações para os autores disponíveis no “Guia do autor”, na página web da revista, nomeadamente os seus prazos e as suas recomendações. Todas as informações solicitadas pelo Diretor deverão ser facultadas, em especial, todas as informações relevantes para a fundamentação do artigo.

Originalidade e Plágio

Os autores comprometem-se a apresentar um trabalho original e a citar devidamente todas as ideias e dados utilizados.

Agradecimentos e Financiamento

Os autores deverão agradecer devidamente todos os que contribuíram para o trabalho que submetem à revisão e publicação, nomeadamente todos os que o financiaram.

Erros nos Trabalhos

Sempre que os autores detetem erros na publicação de trabalhos deverão notificar o Editor e colaborar com o Conselho Assessor para as devidas correções.