Declaração de conformidade com os padrões de investigação envolvendo seres humanos:

Todos os procedimentos realizados em estudos envolvendo participantes humanos ocorreram de acordo com os padrões éticos:

- Comissão de Ética: Tecnologia, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Católica Portuguesa;

- Ethics in Social Sciences and Humanities da Direcção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia;

- Declaração de Helsinque de 1964 e suas emendas posteriores.

Os autores obtêm o consentimento informado de todos os participantes envolvidos no estudo, tendo por base a alínea 4 do documento Ethics in Social Sciences and Humanities.

Os autores devem recolher apenas os dados necessários para atingir os objetivos da investigação (princípio da minimização), garantir que os dados são armazenados de forma segura, obter permissão dos participantes antes de partilhar informações pessoais com terceiros, e se certificar que a publicação na Internet não resulta direta ou indiretamente em uma quebra de confidencialidade e anonimato. Para mais informações EU GDPR.

 

Os critérios de ética e as boas práticas são um compromisso da Revista Portuguesa de Investigação Educacional, que todos os elementos da revista e autores devem aceitar e respeitar.

Deveres do Editor

O Diretor é responsável pela aprovação final da publicação dos artigos submetidos à Revista Portuguesa de Investigação Educacional. A decisão é eticamente sustentada, está baseada nas políticas e orientações da revista e respeita as normas legais relacionadas com plágio e copyright.
O Diretor poderá consultar o Conselho Assessor e o Comité Científico para decisão de aprovação de artigos submetidos. O Diretor deverá agir de forma responsável se receber queixas de não cumprimento dos pressupostos éticos e legais.

Confidencialidade, Divulgação e Conflito de Interesses
O Diretor e o Conselho Assessor deverão assegurar que a informação presente nas propostas para publicação é mantida de forma confidencial. Não é permitido ao Diretor e ao Conselho Assessor utilizar o conteúdo das propostas submetidas e não publicadas na sua própria investigação, exceto se devidamente autorizado por escrito pelo autor.

Retração
Se o editor descobrir ou souber de um terceiro que o artigo publicado contém um erro significativo, é obrigação do autor retrair ou corrigir imediatamente o manuscrito.

Revisão de Propostas
O Diretor deverá certificar-se de que cada proposta para publicação é avaliada pela sua originalidade e qualidade, sendo reencaminhada para pelo menos dois revisores que irão recomendar a aceitação, alteração ou rejeição da proposta. O Diretor deverá ainda assegurar que todas as propostas são avaliadas com base no conteúdo intelectual sem discriminação de etnia, género, orientação sexual, crenças religiosas, cidadania ou orientações políticas.

 

Deveres dos Revisores

Confidencialidade
A informação contida nas propostas recebidas para revisão é confidencial e não deverá ser divulgada ou discutida com outros a não ser que para tal seja autorizado ou recomendado pelo Diretor, por escrito.

Confidencialidade, Divulgação e Conflito de Interesses
Os revisores não deverão usar informação privilegiada ou ideias com origem nas propostas recebidas para publicação para seu proveito próprio. Os revisores não deverão aceitar para revisão propostas de artigos que evidenciem conflito de interesses, seja comerciais, competitivos ou de qualquer tipo, que ponham em risco a imparcialidade e a objetividade da revisão.

Conhecimento das Fontes
Os revisores devem assegurar que os autores citaram todas as fontes de informação relevantes na pesquisa. Qualquer semelhança ou sobreposição entre propostas recebidas deverá ser comunicada diretamente ao Diretor.

Contribuição para as Decisões
Os revisores deverão apoiar o Diretor na decisão de propostas para publicação, assim como, apoiar o autor na melhoria da proposta durante o processo.

Objetividade e Transparência
Os revisores deverão notificar o Diretor sempre que sintam que não possuem as competências adequadas à revisão de determinada proposta ou quando não serão capazes de cumprir com os prazos estipulados, para que as propostas possam ser reencaminhadas para outro revisor.
A conduta dos revisores deverá ser imparcial e objetiva pelo que as suas opiniões e recomendações têm de ser fundamentadas.

 

Deveres dos Autores

Agradecimentos e Financiamento
Os autores deverão agradecer devidamente todos os que contribuíram para o trabalho que submetem à revisão e publicação, nomeadamente todos os que o financiaram.

Autoria
Espera-se que cada autor tenha feito contribuições substanciais para a elaboração do trabalho; ou a recolha, análise ou interpretação de dados; ou tenha redigido o trabalho ou realizado uma revisão substancial.

Conflitos de Interesse
Todos os autores devem incluir uma declaração descrevendo quaisquer conflitos de interesse, financeiros ou materiais, que possam influenciar a investigação e/ou a interpretação do seu artigo.

Cumprimento do Guia de Autor
Os autores deverão respeitar todas as orientações para os autores disponíveis no “Guia do autor”, na página web da revista, nomeadamente os seus prazos e as suas recomendações. Todas as informações solicitadas pelo Diretor deverão ser facultadas, em especial, todas as informações relevantes para a fundamentação do artigo.

Erros nos Trabalhos
Sempre que os autores detetem erros na publicação de trabalhos deverão notificar o Editor e colaborar com o Conselho Assessor para as devidas correções.

Originalidade e Plágio
Os autores comprometem-se a apresentar um trabalho original e a citar devidamente todas as ideias e dados utilizados.

Retração
Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão no artigo publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista e cooperar com o mesmo para retrair ou corrigir o manuscrito. Se o editor ou a editora souberem de terceiros que o artigo publicado contém um erro significativo, é obrigação do autor retrair ou corrigir imediatamente o manuscrito.