Black arts and white devils: the theatre of black power

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Mary F. Brewer

Resumo

Neste artigo, exploro como o teatro do Black Arts Movement constituiu um importante fórum público no decurso do movimento em defesa dos direitos civis nos EUA. A representação dramática das identidades branca e negra professada pelos dramaturgos do Black Power desafiou a validade da ideologia dominante que rodeava a identidade nacional, sobretudo por subverter os dogmas da religião civil norte-americana. Demonstrou, assim, que os mitos que rodeiam a identidade nacional unem alguns americanos e causam fraturas violentas entre outros. Contudo, histórias dissidentes da vida e identidade norte-americanas que caraterizaram o drama do Black Arts Movement no final dos anos sessenta e início dos anos setenta ofereceram mais do que meras respostas à corrente dominante. Antes, as peças que emergiram no contexto do ativismo e da filosofia do Black Power proporcionaram às audiências novas e alternativas conceções da identidade americana, com as quais os afro-americanos, historicamente excluídos das narrativas do eu nacional, se identificaram e puderam emular.

Palavras-chave: Drama afro-americano, Política, Religion

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