Percursos para um ensino diferenciado

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Sandra Alves Soares

Resumo

A “Escola para Todos” da atualidade organiza-se a partir de padrões que instituem a uniformidade, abstraindo-se das particularidades individuais. A criação de Cursos que direcionem os jovens para um ensino diferenciado, de cariz vocacional e voltado para o ensino profissional e/ou profissionalizante, como é o caso dos Cursos de Educação e Formação (CEF) parece, à partida, responder às necessidades daqueles a quem a escola não tem conseguido acolher e que têm contribuído para o aumento das taxas de insucesso e abandono escolares em Portugal. Apesar de se registar um número crescente de alunos no ingresso aos CEF e de ser reconhecida a sua eficácia, é comummente aceite o estigma a que os cursos se associam. Partindo da legislação vigente, daremos conta dos principais aspetos que norteiam a criação destes cursos, bem como os que subjazem à sua organização e funcionamento.

Palavras-chave: Escola, Educação, Formação, CEF

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