A International Journal of Philosophy and Social Values - Revista de Filosofia Prática é uma publicação oficial do CEFI – Centro de Estudos de Filosofia, sediado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

A revista enquadra-se no espaço institucional da Universidade Católica Portuguesa. Como tal, e independentemente da liberdade científica que é reconhecida aos autores, a participação na revista supõe, da parte daqueles, o respeito pelos princípios que conformam a identidade da instituição.

De acordo com o Art.º 17 da Lei de Imprensa o Estatuto Editorial assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

 

Objetivos e Âmbito

Com periocidade bianual e publicação em suporte impresso e eletrónico, o International Journal of Philosophy and Social Values tem como objetivos principais contribuir para a criação e a transmissão do conhecimento nas diferentes áreas da Filosofia, com particular incidência nas temáticas da Filosofia Prática.

Para efeitos de orientação editorial, o International Journal of Philosophy and Social Values entende a Filosofia Prática no sentido em que, desde Aristóteles, a tradição filosófica do Ocidente configurou este conceito, englobando hoje as áreas de Ética e Filosofia Moral, Filosofia Política e Filosofia da Economia e das Ciências Sociais. Tendo em conta o enquadramento institucional da revista, será dado relevo ao debate crítico dos problemas contemporâneos pelo pensamento social cristão e pela Doutrina Social da Igreja.

Cada número da revista é composto por um dossiê temático, com artigos em língua inglesa, por secções que contemplem recensões, notícias da vida científica e da vida académica, em particular no âmbito da Filosofia, e, em função do espaço disponível, pela publicação de ensaios sobre temas diferentes dos do dossiê.

 

Política de Acesso Aberto

A revista oferece Acesso Aberto imediato ao seu conteúdo (Licença Creative Common CC BY).  A revista permite aos leitores ler, descarregar, copiar, distribuir,  imprimir, pesquisar ou referenciar o texto completo dos seus artigos  possibilitando o seu uso para qualquer outra finalidade lícita.

 

Direitos de Autor e Permissões

A revista permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos de autor sem restrições e este(s) manterá(ão) os direitos de publicação sem restrições.

 

Taxas de Processamento de Artigos

A revista International Journal of Philosophy and Social Values não aplica taxas de processamento de artigos (APC), nem cobra custos de submissão de artigos.

 

Ferramenta de deteção de plágio

A revista utiliza o software Turnitin como ferramenta de deteção de plágio.