Estratégias de desenvolvimento sustentável: Nazaré e Marinha Grande. Agenda 21 Local da Marinha Grande

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Carlos Laranjo Medeiros
Mário Barroqueiro

Resumo

A cidade da Marinha Grande cresceu após a criação, pelo Estado, da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em meados do século XVIII. Com o andar dos tempos, foram-se desenvolvendo uma série de empresas ligadas ao fabrico de vidro, herdeiras das quais são as actuais fábricas de cristalaria e de produção de vidro modelado e de emba-lagem, estas com um elevado grau de sofisticação e altamente competitivas. O espírito empreendedor dos habitantes da Marinha Grande levou-os, partindo da experiência vidreira, a desenvolver outro cluster – o dos moldes – o qual se foi consolidado, tendo resistido ao teste de mercado. Hoje, um novo sector industrial – o dos plásticos – está a emergir no universo empresarial do concelho. A actividade privada de um território deve ser, se não suportada, pelo menos não obstaculizada pelas autoridades públicas, devendo os municípios ser facilitadores do crescimento económico, base fundamental de um desenvolvimento sustentado. Assim, e num município onde a inovação empresarial foi, desde sempre, base do seu sucesso, faz sentido que tome como sua visão MARINHA GRANDE – TERRITÓRIO DE INOVAÇÃO. Este trabalho, tendo como partida o contexto económico referido e a intenção do executivo de ter uma postura facilitadora da actividade empresarial, propõe um caminho de desenvolvimento sustentável que adequa a perspectiva económica e o conhecimento e a inovação com a preservação do ambiente e a atenção aos problemas sociais, contribuindo para o bem-estar dos cidadãos. Propõem-se, assim, os seguintes objectivos operacionais, bem como as acções concretas em que eles se consubstanciam: (i) Promover a Gestão Ambiental Sustentável, (ii) Apoiar a Sustentação da Inovação Empresarial e (iii) Intervir na Coesão Social. Para além destes campos de actuação futura é imprescindível, até para dar a conhecer o município e a sua capacidade produtiva, implementar uma estratégia de comunicação e imagem. Daí que um último objectivo operacional, transversal aos restantes três, tenha sido delineado: Informar e Comunicar.

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