A educação intercultural

Main Article Content

Roberto Carneiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

«As crianças e a televisão» – debate no Instituto Franco-Português, in Diário de Notícias, 23 de Março de 2002.

ALBERONI, F., Valores, Venda Nova, Bertrand Editora, 1993.

BOURDIEU, P., «The Forms of Capital», 1985, in A. H. HALSEY et al., Education: Culture, Econo my, Society, Oxford/Nova Iorque, Oxford University Press, 1997, pp. 46-58.

BRUNER, J. S., Actual Minds, Possible Worlds, Cambridge, Harvard University Press, 1986.

CARNEIRO, R., Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. 21 Ensaios para o Século 21, Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão, 2001.

CARNEIRO, R., «Do sentido e da aprendizagem. A descoberta do tesouro», in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 2/2003, pp. 108-123.

CARNEIRO, R., «Multiculturalidade, Capital Social e Inclusão», in Literacia em Português, Lisboa, Ed. Acontecimento/Centro de Investigação-Acção Paul Henry Chombart de Lauwe, 2008, pp. 27-37.

CARNEIRO, R., et al., Padrões de Aprendizagem Empresarial na Economia Portuguesa, Lisboa, DGEFP/MTS (Cadernos de Emprego, 36), 2001.

CARRITHERS, M., Why Humans Have Cultures, Oxford, Oxford University Press, 1992.

CASTELLS, M., A Sociedade em Rede, Lisboa, Ed. Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M., The Internet Galaxy, Oxford, Oxford University Press, 2001.

CUNHA, P., Educação em Debate, Lisboa, Universidade Católica Editora, 1997.

DELORS, J., et al., Educação: Um Tesouro a Descobrir, Porto, UNESCO/ASA, 1996.

ETZIONI, A., The Spirit of Community, Nova Iorque, Touchstone – Simon & Schuster, 1993. European Journal of Education, vol. 43, n. 2, Junho 2008.

FREIRE, P., Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

FUKUYAMA, F., O Nosso Futuro Pós-Humano, Lisboa, Quetzal Editores, 2002.

GIROUX, H., Border Crossing, Londres/Nova Iorque, Routledge, 1992.

LANDES, D., The Wealth and Poverty of Nations, Nova Iorque, W. W. Norton & Company, 1999.

Le Monde, in http://archives.lemonde.fr/web/sequence/0,2-1058958,1-0,0.htm (acedido em 09.08.08).

LÉVI-STRAUSS, Claude, La pensée sauvage, Paris, Plon, 1962.

SANCHEZ-TRANQUILINO, M.–TAGG, J., «The Pachuco’s Flayed Hide: The Museum, Identity, and Buenas Garvas», in Richard Griswold de CASTILLO, Teresa MCKENNA & Yvonne Yarbro-BEJARANO (eds.), Chicano Art: Resistance and Affirmation, Los Angeles, Wright Art Gallery, 97-108, 1991, p. 105.

SAVÁTER, F., El Valor de Educar, Barcelona, Ariel, 1997.

SCHUMPETER, J., Capitalism, Socialism and Democracy, Nova Iorque, Harper, 1975.

TOURAINE, A., Un nouveau paradigme pour comprendre le monde d’aujourd’hui, Paris, Fayard, 2005.

UNESCO, Guidelines on Intercultural Education, 2006: http://eric.ed.gov/ERICDocs//data/ericdocs2sql/content_storage_01/0000019b/80/33/c2/cf.pdf (acedido em 08.07.08).

http://www.globalethics.org/index.htm (acedido em 09.07.08).

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/oceanoculturas/22.html (acedido em 09.07.08).

http://www.internationalfuturesforum.com/ (acedido em 09.07.08).

http://www.unesco.org/dialogue/rabat/commitment.html (acedido em 08.07.08).