As artes e as confluências interculturais ou, destarte, a diferença de jeito civilizacional

Main Article Content

Carlos Henrique do Carmo Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, Peter S., «Beyond Cultural Identity: Reflections on Multiculturalism», in BENNETT, Milton J. (ed.), Basic Concepts of Intercultural Communication. Selec ted Readings, Boston/Londres, Intercultural Pr., 1998.

AMSELLE, Jean-Loup, Branchements. Anthropologie de l’universalité des cultures, Paris, Flammarion, 2001.

ANDRÉ, João Maria, «Interculturalidade, Comunicação e Educação para a Di fe rença», in RIBEIRO, Maria Manuela Tavares (coord.), Identidade europeia e Mul ti culturalismo, Coimbra, Quarteto, 2002.

ANTUNES, Pe. Manuel, Repensar Portugal, Lisboa, Multinova, [1979].

BAYART, Jean-François, L’illusion identitaire, Paris, Fayard, 1996.

BENJAMIN, Walter, «Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reprodu zierbarkeit» (1936 e 39), in ID., Gesammelte Schriften, Frankfurt-a.-M., Suhrkamp V., 1974, t. I (2), pp. 431-469 e 471-508.

BENNETT, Milton J. (ed.), Basic Concepts of Intercultural Communication. Selected Readings, Boston/Londres, Intercultural Pr., 1998.

BLACKMORE, Susan, The Meme Machine, Oxford, Oxf. Univ. Pr., 1999.

BUESCU, Helena C., «Construções literárias da identidade nacional no Romantismo», in Actas Congr. 3.os Curs. Intern. Verão de Cascais, Cascais, Câm. Mun., 1997.

CANCLINI, Nestor Garcia, Culturas Híbridas, São Paulo, EDUSP, 1998.

CARITA, Hélder–CARDOSO, Homem, Oriente e Ocidente nos Interiores de Portugal, Lisboa, Livr. Civilização, s.d.

CARNEIRO, Roberto, «Hibridação e Aventura Humana», in Comunicação e Cultura, n. 1, Lisboa, Quimera, 2006, pp. 37-56.

CASSIRER, Ernst, Zur Logik der Kulturwissenchaften, reed. New Haven, Yale Univ. Pr., 1991.

CENTENO, Yvette (coord.), Utopia, Mitos e Formas, Actas do Colóquio – 1990, Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian/Acarte, 1993.

CERTEAU, Michel de, L’invention du quotidien, I – Arts de faire, Paris, Gallimard, 1990.

COSTA, Mario, Internet et globalisation esthétique. L’avenir de l’art et de la philosophie à l’époque des réseaux, Paris/Budapest/Turim, s.n., 2003.

COUTO, Carlos M., Tópica Estética, – Filosofia, Música, Pintura, Lisboa, IN-CM, 2001.

DANTO, Arthur C., The Transfiguration of the Commonplace. A Philosophy of Art, Cambridge (Mass.)/Londres, Harvard Univ. Pr., 1981.

DESCOLA, Philippe, Par delà Nature et Culture, Paris, Gallimard, 2005.

DOISE, Willem–DUBOIS, Nicole–BEAUVOIS, Jean-Léon (dirs.), La construction sociale de la personne, Grenoble, Pr. Univ. de Grenoble, 1999.

DURAND, Gilbert, «Mitolusismos» de Lima de Freitas, Lisboa/Guimarães, Perspectivas & Realidades/Galeria Gilde, 1987.

DURING, Simon (ed.), The Cultural Studies Reader, Londres/Nova Iorque, Routledge, 1999.

FRANÇA, José-Augusto, O Romantismo em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1974.

GIL, Fernando–MACEDO, Hélder, Viagens do Olhar – Retrospecção, Visão e Profecia no Renascimento Português, Porto, Campo das Letras, 1998.

GIL, José, A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções – Estética e Metafenomenologia, Lisboa, Relógio d’Água, 1996.

GIL, José, Movimento Total – O Corpo e a Dança, Lisboa, Antropos, 2001.

GIL, José, Portugal, Hoje – O Medo de Existir, Lisboa, Relógio d’Água, 2005.

GONÇALVES, Rui M., De 1945 à Actualidade. História da Arte em Portugal, Lisboa, Publ. Alfa, 1998.

GUMBRECHT, Hans Ulrich–PFEIFFER, K. Ludwig (eds.), Stil: Geschichten und Funktionen eines kulturwissenschftlichen Diskurselements, Frankfurt-a.-M., Suhrkamp V., 1986.

GRAY, Ann (ed.), Studying Culture. An Introductory Reader, Londres/Nova Iorque Sydney, Oxford Univ. Pr., 1997.

HABERMAS, Jürgen, Die Zukunft der menschlichen Natur. Auf dem Weg zu einer liberalen Eugenik?, Frankfurt-a.-M., Suhrkamp V., 2001.

HEILBRUNN, Benoît (dir.), La performance, une nouvelle idéologie? Critique et enjeux, Paris, La Découverte, 2004.

HOOKS, Bell, «A Revolution of Values – The promise of multicultural change», in DURING, S. (ed.), The Cultural Studies Reader, Londres/Nova Iorque, Rout ledge, 1999.

LÉVY, Pierre, L’intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberspace, Paris, La Découverte, 1995.

LOURENÇO, Eduardo, Heterodoxia I e II, Lisboa, Assírio & Alvim, 1987.

LOURENÇO, Eduardo, Nós e a Europa, ou as Duas Razões, Lisboa, IN-CM, 1988.

LOURENÇO, Eduardo, O Labirinto da Saudade – Psicanálise Mítica do Destino Português, 5ª ed., Lisboa, Dom Quixote, 1992.

MARINHO, José, Verdade, Condição e Destino no Pensamento Português Contemporâneo, Porto, Lello & Irmão, 1976.

MORIN, Edgar et al., O Problema Epistemológico da Complexidade, Mem Martins, Europa-América, 1992.

MORRIS, Brian, Anthropology of the Self. The Individual in Cultural Perspective, Londres/Boulder, Pluto Pr., 1994.

MOURA, Vasco Graça, «Identidade nacional, fim do império e destino europeu», in PERNES, Fernando (coord.), Panorama da Cultura Portuguesa no Século XX, vol. 1: As Ciências e as Problemáticas Sociais, vol. 2: Arte(s) e Letras (I) e (II), Porto, Ed. Afron tamento, 2002.

MURDOCK, Graham, «Cultural studies at the crossroads», in GRAY, Ann (ed.), Stu dying Culture. An Introductory Reader, Londres/Nova Iorque/Sydney, Oxford Univ. Pr., 1997.

NEGREIROS, Almada, Ver, Lima de Freitas (ed.), Lisboa, Arcádia, 1982.

PASZTORY, Esther, Thinking with Things. Toward a New Vision of Art, Austin, Univ. of Texas Pr., 2005.

PEREIRA, Miguel Baptista, Modernidade e Tempo – Para uma leitura do discurso moderno, Coimbra, Livraria Minerva, 1990.

PERNES, Fernando (coord.), Panorama da Cultura Portuguesa no Século XX, vol. 1: As Ciências e as Problemáticas Sociais, vol. 2: Arte(s) e Letras (I) e (II), Porto, Ed. Afrontamento, 2002.

POPPER, Karl, «A Arte como Facto Semiológico», in Escritos sobre Estética e Semiótica da Arte, Lisboa, Ed. Estampa, 1981.

RIBEIRO, António Pinto, «A Dança em Portugal. Uma série de episódios», in PERNES, Fernando (coord.), Panorama da Cultura Portuguesa no Século XX, vol. 1: As Ciências e as Problemáticas Sociais, vol. 2: Arte(s) e Letras (I) e (II), Porto, Ed. Afrontamento, 2002.

RIBEIRO, Maria Manuela Tavares (coord.), Identidade europeia e Multiculturalismo, Coimbra, Quarteto, 2002.

RIBEIRO, Maria Manuela Tavares (coord.), Portugal-Brasil – Uma Visão Interdisciplinar do Século XX (Colóquio, Abril de 2003), Coimbra, Quarteto, 2003.

RICOEUR, Paul, Soi-même comme un autre, Paris, Seuil, 1990.

ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz (coord.), Interculturalismo e cidadania em espaços lusófonos (Arrábida, 1996), Mem Martins, Europa-América, 1998.

ROSNAY, Joël de, L’homme symbiotique. Regards sur le troisième millénaire, Paris, Seuil, 1995.

SILVA, Agostinho da, Dispersos, Paulo Alexandre Esteves Borges (ed.), Lisboa, ICALP/Ministério da Educação, 1988.

SILVA, Carlos H. do C., «Da Utopia mental à diferenciação do Imaginário urbano, ou a Cidade do Futuro numa leitura filosófica», in Rev. «Povos e Culturas», CEPCEP-UCP, 2 (1987), pp. 607-672.

SILVA, Carlos H. do C., «A hodierna sacralização da cultura e o sentido indómito da experiência espiritual», in VV.AA., O Sagrado e as culturas, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1992, pp.155-191.

SILVA, Carlos H. do C., «Caos e experiência espiritual», in VV.AA., Caos e meta-psicologia, Colóq. LNETI, Lisboa, 17-19/Dez./1992, Lisboa, ed. Fenda, 1994, pp. 279-306.

SILVA, Carlos H. do C., «Cidade superficial e incorporação essencial – Reflexão crítica sobre o espaço do habitar» (Comun. ao Colóquio «Cidade: Tradição e Modernidade», na Escola Sup. Artística do Porto, Julho de 1995), in Cadernos ESAP, 1, Maio (1997), pp. 107-114.

SILVA, Carlos H. do C., «Trans-disciplinarité et mutation de conscience» in VV.AA., Trans dis ci pli - narity/Transdisciplinarité – 1st World Congress at Arrabida [Actas], Lisboa, Huguin, 1999, pp. 181-192.

SILVA, Carlos H. do C., «O virtual literário como poética da realidade – Meditação a partir da lição do fingimento pessoano», in ROSA, José M. Silva (org.), Olhares Luso-Brasileiros sobre Literatura, Lisboa, C.L.C.P.B-Univ. Católica Ed., 2002, pp. 111-133.

SILVA, Carlos H. do C., «O Imaginário na Filosofia – Da imagem intermédia ao imaginário especulativo – ou do pensar por interposta “pessoa”», in ARAÚJO, Alberto Filipe–BAPTISTA, Fernando Paulo (coords.), Variações sobre o Imaginário, Domínios, Teorizações, Práticas hermenêuticas, Lisboa, Instituto Piaget, 2003, pp. 287-336.

SILVA, Carlos H. do C., «O lugar do divino vislumbre – Santuário e relação do Sagrado e do Profano», in O Presente do Homem, o Futuro de Deus – O lugar dos Santuários na relação com o Sagrado – Actas, Fátima, ed. Santuário, 2004, pp. 99-201.

SILVA, Carlos H. do C., «Do tempo estético à arte de fazer tempo – Para uma delimitação diferencial da essência suspensiva da Arte», in Arquipélago, Rev. da Univ. dos Açores, Série Filosofia, n. 8 (2007), pp. 273-305.

SILVERMAN, Hugh J. (ed.), Cultural Semiosis – Tracing the Signifier, Nova Iorque//Londres, Routledge, 1998.

SOULIÉ, Françoise Fogelman (dir.), Les théories de la complexité – Autour de l’oeuvre d’Henri Atlan, Paris, Seuil, 1991.

STIEGLER, Bernard, La technique et le temps, t. 1. La faute d’Epiméthée, Paris, Galilée, 1994.

STIEGLER, Bernard, De la misère symbolique, 1. L’époque hyperindustrielle, Paris, Galilée, 2004, t. 2: La catastrophè du sensible, Paris, Galilée, 2005.

TAYLOR, Charles, Multiculturalisme, Différence et démocratie, Paris, Aubier, 1994

TEIXEIRA, Joaquim de Sousa, Ipseidade e Alteridade. Uma leitura da Obra de Paul Ricoeur, 2 vols., Lisboa, IN-CM, 2004.

TINLAND, Frank, La différence anthropologique. Essai sur les rapports de la Nature et de l’Artifice, Paris, Aubier Montaigne, 1977.

WARMIER, Jean-Pierre, La mondialisation de la culture, Paris, La Découverte, 1999.

WIEVIORKA, M., Une société fragmentée? Le multiculturalisme en débat, Paris, La Découverte, 1996.

WILSON, Edward O., Consilience, Nova Iorque, Alfred A. Knopfs, 1998.