Leigos católicos e lutas políticas dos anos 50 ao “25 de Abril” – um testemunho

Main Article Content

Carlos Portas

Resumo

Pretende relatar-se e explicar de forma singela o caminho percorrido pelo autor ao longo de cerca de duas décadas e meia, em relação com os seus pensamento religioso e atividade política, em situações distintas (educação académica e universitária, ligações eclesiásticas, lutas políticas e até diferentes territórios). Começa-se com os estudos em instituições de jesuítas e depois o 1.º Congresso Nacional da Juventude Universitária Católica (JUC) e a Juventude Operária Católica (JOC) e depois as presidências da JUC de Lisboa e da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia (AEISA). Analisam-se a “crise do 40.900” e a Greve Académica (e Caxias…), bem como a carta do Bispo do Porto e os Cursos de Cristandade. Referem-se as Notas conservadoras do Episcopado, a actividade política na oposição democrática com Francisco Lino Neto, as Juntas de Acção Patriótica, a presidência da Juventude Católica (masculina), a relação com o Sr. Cardeal Cerejeira, a estadia prolongada em Angola e a política com a oposição local e o regresso a Portugal pouco antes do “25 de Abril”. A finalidade é sobretudo apresentar informação acerca dum percurso relativamente diversificado, com algumas informações que não são em geral do conhecimento público e podem ser úteis para leitores interessados nestas matérias religioso-académico-políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

“AEISA – Uma história Centenária, 1911-2011” (2014). Edição Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia.

Albertino Almeida (1994). “Na linha dos confins”. Ed. Caminho – nosso mundo.

António Pintado, Eduardo Barrenecheia (1972). “La raya de Portugal – frontera del subdesarollo”, Madrid, Edit. Cuadernos para el dialogo.