Cooperação militar para a saúde

Main Article Content

José de Assunção Gonçalves

Resumo

A Cooperação Técnico Militar de Portugal com Timor-Leste, entre a Marinha mais antiga do mundo e a mais recente, tornou evidente que o Serviço de Saúde poderia ser uma pedra angular no futuro das Falintil-FDTL, como instituição que representa o reforço da soberania e da independência nacional, na sua missão de defesa da Nação no espaço estratégico de interesse permanente e conjuntural. “O investimento na saúde da população é uma fonte de criação de riqueza que não pode ser desperdiçada. É, acima de tudo, um imperativo de justiça e de salvaguarda da dignidade humana”. No Verão de 2010, teve lugar uma missão de assessoria técnica na área da saúde, prestada pela Armada Portuguesa às Falintil-FDTL. Foram propostos os termos de referência para a edificação e gestão de uma nova Clínica da Cooperação, operada por militares timorenses e portugueses em permanência, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, numa lógica de cooperação civil-militar. Este projecto, que deu continuidade à tradição de cooperação portuguesa com Timor-Leste, demonstrou os benefícios resultantes do investimento na saúde das populações, e a força de cinco centúrias de relacionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Felgueiras SJ, J. & Martins SJ, J.A. (2006). Nossas memórias de vida em Timor. Braga: Editorial A.O. ISBN: 972-39-0665-1.

Gonçalves, J.A. (2010a). Relatório da missão “Pacific Partnership – Timor-Leste 2010”. Armada Portuguesa (mimeo).

Gonçalves, J.A. (2010b). Relatório da missão de assessoria técnica na área da saúde, do Projecto 2 da Cooperação Técnico Militar de Portugal com Timor-Leste. Armada Portuguesa (mimeo).

Orta, G. (1563). Coloquios dos Simples, e Drogas he Cousas Medicinais da India, e assi dalgumas frutas achadas nella onde se tratam algumas cousas tocantes a medicina prática, e outras cousas boas, pera saber. Goa.

Reis, C.V. (2004) História da Medicina Militar Portuguesa. Estado-Maior de Exército. ISBN: 972-96389-7-7.