Educação a distância: emergência cultural

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Maria Ivone Gaspar
Isolina Oliveira

Resumo

A Educação a Distância, em Portugal, como noutros países, tem vindo a expandir-se graças ao desenvolvimento tecnológico das duas últimas décadas, colocando novos desafios sobre os quais importa refletir. Neste sentido, este artigo focaliza-se na Educação a Distância e, embora centrado na atualidade, não olvida os antecedentes e a trajetória evolutiva até à apropriação das tecnologias no ensino e na aprendizagem, indispensáveis à modalidade on-line e ao e-learning. Na procura da estabilização do conceito de educação a distância e com a perspetiva de o operacionalizar, evidenciam-se os pilares que o suportam dissecando os seus referentes. Ao confinar o contexto de análise a Portugal, apontam-se as suas origens com a indicação dos marcos significativos ao seu desenvolvimento e referem-se as diferentes gerações que se foram sucedendo e provocando profundas alterações na educação a distância, ao longo das últimas décadas. Ilustra-se, entretanto, o caso da Universidade Aberta por ser a única instituição de ensino superior que expressa esta modalidade de ensino no diploma da sua fundação e a primeira a criar e aplicar um modelo pedagógico radicado nesta modalidade de ensino. Ao concluir, serão feitas considerações gerais sobre a educação a distância na atualidade, seguindo uma matriz reflexiva e questionante que visa a relevância da sua dimensão pedagógica mais propriamente na exigência inovadora das suas didáticas.

Palavras-chave: Ensino a distância, Educação a distância, Gerações de educação a distância

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