n. 7 (2015)

Em cada editorial que escrevemos desta publicação periódica, mesmo que a sua edição se tenha deixado de fazer em papel, sentimos que se concretiza mais um esforço para a implementação da investigação universitária no campo das Artes Decorativas em Portugal. E temos em mente que estes domínios em que a revista se move constituem um oceano fértil de temáticas, sempre carente de mais e melhor elaborada investigação, que relacione a observação das peças com a pesquisa arquivística, que entrelace a realidade portuguesa com as influências internacionais e, no específico do projecto de investigação do CITAR, fortaleça a ponte, evidentemente necessária, entre as artes decorativas portuguesas e as brasileiras, processo que se prolongou, em algumas áreas, até ao século XX.

n. 6 (2012)

A Revista de Artes Decorativas, fruto do labor do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes –, alcançou um lugar específico entre as publicações periódicas dadas à estampa no universo da História da Arte em língua portuguesa. Continuamos a pugnar pela importância dos estudos na multiplicidade de áreas passíveis de incluir entre os diversos campos das Artes Decorativas, pelo que acreditamos verdadeiramente no papel da RAD para a promoção e incentivo a um melhor conhecimento destes domínios.

n. 5 (2011)

Os últimos indícios da comunidade científi ca nacional, nos domínios da História da Arte, apontam para o facto de algumas universidades despertarem, fi nalmente, para a abordagem das Artes Decorativas enquanto área científi ca e objecto sistemático de investigação. Isto alenta-nos a continuar a tarefa que iniciámos há anos, abrindo, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, o primeiro mestrado em Artes Decorativas, com edições em Lisboa e no Porto, e os primeiros doutoramentos tutoriais em Arte – Especialidade de Artes Decorativas.

n. 3 (2009)

Abrimos este editorial com redobrado entusiasmo, porque é habitual dizer-se que com o surgimento do terceiro número de uma revista se encontra promissoramente sedimentada a sua publicação. Esperamos que com a Revista de Artes Decorativas esta situação se concretize, facto que se deve, em muito, ao interesse que o Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e Director da Escola das Artes, Prof. Doutor Joaquim Azevedo, lhe dedicou desde a primeira hora.