Religião e Comunidades de afeto na pós-modernidade

Main Article Content

Adelino Francisco de Oliveira

Resumo

O presente artigo propõe uma aproximação interpretativa, a partir da analítica de Max Horkheimer – especificamente o conceito de razão subjetiva –, à experiência religiosa na pós-modernidade, vivenciada no âmbito das comunidades de afeto. Sob a dinâmica de comunidades de afeto, a experiência religiosa no contemporâneo pode se estruturar não mais a partir de uma identificação pautada em uma definição doutrinal ou em uma fé concebida como expressão de verdade teológica ou ainda em uma adesão a uma religião como tradição. A comunidade religiosa passa a ter como base, como elemento estruturante a dimensão da relação afetiva. O afeto, que aparece e se destaca como amalgama na experiência religiosa pós-moderna, talvez não deixe de ser expressão de uma racionalidade subjetiva, a instrumentalizar a vivência da religião.

Palavras-chave: Religião, Comunidade de afeto, Razão subjetiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benedict Anderson, Comunidades imaginadas – reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Boaventura Sousa Santos, Pela Mão de Alice. O Social e o Político na Pós-Modernidade. 7ª ed. Porto, Edições Afrontamento. 1999.

Boaventura Sousa Santos, Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Editorial Boitempo, 2007.

David Harvey, Condição Pós-Moderna. Edições Loyola. São Paulo, 1989.

Denise dos Santos Roadrigues, Religiosos Sem Igreja: Um Mergulho na Categoria Censitária dos Sem Religião. Rever – Revista de Estudos da Religião, Dezembro, 1997, pp. 31-56. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/ENSINORELIGIOSO/artigos1/religiosos_sem_igreja.pdf Acesso em 13 de junho de 2016.

Gianni Vattimo, Acreditar em Acreditar. Lisboa, Relógio D’Água, 1998.

Gianni Vattimo, Introdução a Heidegger. Lisboa, Edições 70, 1971.

Giorgio Aganbem, A comunidade que vem. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

http://www.irmaosemsamonte.com.br/portal/quem-somos.html Acesso em 11 de outubro de 2016.

https://noticias.gospelmais.com.br/igreja-sem-nome-denominacao-pastor-dizimo-sucesso.html Acesso em 09 de setembro de 2016.

IBGE, Censo, 2010. Disponível em http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo. html?view=noticia&id=3&idnoticia=2170&busca=1&t=censo-2010-numero-catolicos-cai-aumenta-evangelicos-espiritas-sem-religiao Acesso em 13 de junho de 2016.

Martin Buber, Sobre Comunidade. Coleção Debates. Editora Perspectiva. São Paulo, 1987.

Max Horkheimer, Eclipse da Razão. 7ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo, Centauro Editora, 2013.

Max Weber, Conceitos Básicos de Sociologia. Editora Moraes. São Paulo, 1987.

Max Weber, Metodologia das Ciências Sociais. Parte 2. Editora Cortez. São Paulo, 1992.

Michel Maffesoli, O tempo das Tribos, o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

Petro Barcellona, Posmodernidad y comunidad – El regreso de la vinculación social. Valladolid, Editorial Trotta, 1992.

Raquel Paiva, Novas Formas de Comunitarismo no Cenário da Visibilidade Total: A comunidade do afeto. São Paulo, Matrizes, Ano 6, nº 1 jul./dez. 2012, pp. 63-75.

Sávio Carlos Desan Scopinho, Filosofia e Sociedade Pós-Moderna: Crítica filosófica de G. Vattimo ao pensamento moderno. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004.

Zygmunt Bauman, Capitalismo Parasitário: e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro, Jorge Jahar Editor, 2010.