Peregrinações, Santuários e Semana Santa
v. 53 n. 1-2 (2018)

O presente volume da Theologica publica o texto das conferências da XXV e XXVI Semanas de Estudos Teológicos. A primeira realizou-se entre 22 e 25 de fevereiro de 2017 e teve como tema “Santuários: peregrinações, beleza, arte e encontro”; a segunda ocorreu nos dias 24 a 28 de abril de 2018 e intitulou-se “Variações teológicas sobre a Semana Santa”. A modalidade foi semelhante em ambas: duas conferências, uma mesa redonda com dois intervenientes e uma visita às memórias vivas para ver in loco e com os próprios olhos o assunto tratado.

Teologia e Estudos de Religião
v. 52 n. 1-2 (2017)

Na secção Outros Estudos, publica-se dois artigos, de tamanho significativo, intitulados: "Rahner, 'Visionen und Prophezeiungen' e as mariofanias da Cova da Iria" e “Santuários Católicos. O caso da Senhora dos Milagres, em Pindelo dos Milagres”. O primeiro apresenta uma reflexão oportuna sobre um assunto que, na ocorrência do centenário de Fátima, se impõe como pertinente e relevante. O seu autor. Alexandre Freire Duarte, propõe-se ler o que aconteceu em Fátima à luz do aprofundamento dos elementos essenciais das teses de “Visionen und Prophezeiungen”, a partir do pensamento teológico mais amplo de Karl Rahner. O segundo apresenta uma reflexão genérica sobre a importância dos santuários católicos, em Portugal, sobretudo nos meios rurais, e particularmente na relevância do santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em Pindelo dos Milagres (S. Pedro do Sul). Por último, apresenta-se o Relatório da Faculdade de Teologia, em Braga, relativo ao ano académico 2016/17 e das atividades académicas dos docentes, para memória futura. Com este relatório se poderá ter uma noção mais ou menos exata e ampla das muitas atividades dos professores e, em última instância, da relvância da Faculdade no contexto social e eclesial em que se insere.

Do Clique ao Toque... O digital ao serviço da fé
v. 51 n. 2 (2016)

O fascículo da Theologica que agora se coloca na mão do leitor apresenta três artigos que resultaram das reflexões apresentadas na segunda edição do evento Do Clique ao Toque, decorrido no passado mês de janeiro. Teve como objetivo principal possibilitar aos profissionais do ensino formação, atualização e aprofundamento de conhecimentos, quer a nível teórico quer prático; o desenvolvimento de capacidades de análise associadas à problematização das suas experiências e, também, um aperfeiçoamento das suas competências profissionais, com o intuito de desenvolver a capacidade de autoformação e a inovação educacional.