A Locus Soci@l - Revista de Serviço Social, Política Social & Sociedade (LS) - é uma revista de divulgação científica propriedade do CESSS, FCH-UCP Lisboa. Trata-se de uma publicação de edição em linha, de acesso livre que será igualmente publicada em versão impressa quer sob a forma de números convencionais quer antológicos.

A Locus Soci@l, poderá vir a assumir o estatuto de revista de uma rede de unidades de investigação e ensino em Serviço Social no âmbito da UCP, ou num horizonte mais alargado, em função de relações de cooperação científica e institucional que venham a ser estabelecidas.

A Locus Soci@l é uma revista de publicação semestral, com sistema de arbitragem científica (peer review), que promoverá o seu registo em bases internacionais de publicações on-line.

A Locus Soci@l é uma publicação-base em língua portuguesa mas poderá publicar actas e artigos em língua inglesa ou noutras línguas de trabalho consagradas pelas organizações internacionais, nomeadamente na área do serviço social e política social.

Finalidades

  • A Locus Soci@l visa promover a divulgação científica no âmbito das Ciências Sociais em geral e do Serviço Social e Política Social em particular, constituindo-se como um veículo privilegiado para a publicação dos trabalhos dos investigadores do CESSS, bem como de investigadores nacionais e internacionais destes domínios.
  • A Locus Soci@l tem como finalidade a produção teórica e analítica em Serviço Social e Política Social bem como a divulgação de pesquisas e estudos empíricos nestas áreas e o aprofundamento das relações entre investigação, ensino e prática nestes domínios.
  • A LS promoverá a divulgação e análise comparada com a produção e investigação em Serviço Social e Política Social a nível europeu e internacional

Arbitragem (Peer Review)

  • A publicação de artigos e notas de investigação na Locus Soci@l está sujeita ao princípio de arbitragem e à observância das normas de publicação da revista.
  • Todos os artigos serão objecto de dois pareceres em regime de anonimato de membros do Conselho Editorial ou, em casos excepcionais, de outros especialistas.
  • A decisão final de publicação, ponderados os pareceres emitidos, é da responsabilidade da Direcção da revista.