Racionalidades, afetividades e experiências religiosas Preâmbulos a partir de reflexões de filosófos Pós-modernos

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José J. Queiroz

Resumo

Neste artigo, pretendo fazer uma breve retrospectiva dos simpósios anteriores a fim de mostrar a ênfase e a progressão temática que vem orientando esses encontros entre pesquisadores do Brasil sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas Pós-religare – Pós-modernidade e religião filiado ao Programa de Estudos Pós-graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e de Portugal, sob a coordenação da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Campus de Braga. Pretendo ainda pontuar brevemente a perspectiva pós-moderna no contexto contemporâneo. Por último, à guisa de contribuição para a linha mestra do Vº Simpósio - cuja proposta é focalizar o fenômeno religioso como experiência que vai além da perspectiva disjuntiva entre racionalidade e afetividade, mente e texto, adentrando pela psicossomática do religioso e pelas comunidades de afeto - vou trazer breves reflexões de dois filósofos considerados pós-modernos iniciando pelo mais famoso, Jacques Derrida que prospecta, nos textos, que comentarei, novos caminhos de aproximação às experiências do divino na contemporaneidade recorrendo a imagens metafóricas cuja mente ou intenção ultrapassa as experiências religiosas firmadas pelas revelações contidas nos textos racionalizantes consagrados pela ontoteologia e abrem horizontes para o advento da justiça e da fraternidade. Já a perspectiva de comunidades de afeto pode ter apoio na proposta de Gianni Vattimo que desconstrói a violência do pensamento metafisico propondo uma nova racionalidade firmada no “pensiero debole” (pensamento frágil) que, na teologia cristã, se fundamenta na kênosis advinda do acontecimento da encarnação do “Filho do Homem” e, na filosofia, retoma o niilismo de Nietzsche propondo um futuro da religião que vai além da racionalidade da ciência herdeira do iluminismo, abstrata, consumista, egoísta e alheia ao corpo e aos reclamos da afetividade.

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