Formação ao longo da vida: uma proposta de formação

Main Article Content

Patrícia Raquel da Silva Oliveira

Resumo

Perspectivando a educação num quadro de valores humanistas, a pessoa surge-nos valorizada enquanto sujeito e actor protagonista do seu próprio desenvolvimento, com os outros e em espírito de comunidade. É esta a premissa antropológica que justifica a emergência de dinâmicas de pedagogia social, orientadas para a formação de todas as pessoas, ao longo da sua vida. O presente artigo pretende apresentar o testemunho de uma experiência de concepção, organização e gestão de uma proposta de formação ao longo da vida, concretizada no âmbito da colaboração no projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). Neste caso, um curso de «Cuidados no Apoio Domiciliário» destinado a mulheres em situação de desemprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baptista, Isabel. 2005. Dar rosto ao futuro – a educação como compromisso ético. Profedições. Porto.

Bonfim, Catarina de Jesus e Veiga, Sofia Mercês. 1996. Serviços de Apoio Domiciliário – Condições de implantação, localização, instalação e funcionamento. Direcção Geral de Acção Social – Núcleo de Documentação Técnica e de Divulgação. Lisboa.

Dias de Carvalho, Adalberto e Baptista, Isabel (2004). Educação Social. Fundamentos e Estratégias. Porto: Porto Editora

Cfrm consultores. 2000. Plano Estratégico do Município da Trofa.

Delors, Jacques (1996). Educação: Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Edições ASA. Porto

Imaginário, Cristina. 2004. O Idoso Dependente em Contexto Familiar. FORMASAU – Formação e Saúde, Lda. Coimbra.

Trofa Comunidade de Aprendentes (2005). Brochura TCA.

Trofa Comunidade de Aprendentes (2006). Relatório Global.