As responsabilidades sociais da Escola e dos profissionais da educação que aí intervêm: contributo para um debate

Main Article Content

Ariana Cosme
Rui Trindade

Resumo

Um dos maiores problemas com que, hoje, se debate a Escola, e em particular a Escola Pública, tem a ver com a perspectiva, nem sempre explícita, através da qual se tendem a desvalorizar as suas finalidades educativas face às suas finalidades sociais, enquanto resposta generosa que, sob a capa da sua afirmação como um espaço inclusivo, contribui para alimentar a ilusão da possibilidade dessa mesma Escola se afirmar, nomeadamente face àqueles alunos que são provenientes dos meios sociais mais desfavorecidos, não tanto como um pólo de desenvolvimento cultural, mas, sobretudo, como um espaço de reabilitação social. Com estas preocupações em referência, este texto visa contribuir para o debate em torno das responsabilidades sociais da Escola e dos profissionais que aí intervêm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Almerindo J. (2002). A(s) Autonomia(s) da Escola Publica na Encruzilhada entre o Velho e o Novo Espaço Publico. In Lima, L.; Afonso, A. J. (Aut.), Reformas da Educação Pública: Democratização, Modernização, Neoliberalismo (75-89). Porto: Edições Afrontamento.

COLLEGE DE FRANCE / Bourdieu, Pierre (1987). Propostas para o Ensino do Futuro. Cadernos de Ciências Sociais, nº 5, pp. 101-119.

CORREIA, J. Alberto (2000). As ideologias educativas em Portugal nos últimos 25 anos. Porto: Edições ASA.

COSME, Ariana (2009). Ser professor: A acção docente como uma acção de interlocução qualificada: Porto: LivPsic.

COSME, Ariana; TRINDADE, Rui (2007). Escola a Tempo Inteiro: Escola para que te quero?. Porto: Profedicoes.

NOVOA, A. (2005) Evidentemente: Histórias da Educação. Porto: Edicoes ASA.