A compreensão das lideranças no desenvolvimento profissional dos professores

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Conceição da Natividade Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-2867-2514
Isolina Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-7214-3655

Resumo

Numa sociedade cada vez mais conectada e interdependente, a cultura colaborativa surge como uma resposta eficaz e eficiente para ultrapassar as complexidades que enfrentam, diariamente, os professores. Por sua vez, a atividade docente exige uma reflexão contínua sobre a prática, envolvendo o professor num buscar constante de desenvolvimento profissional, enquanto investigador reflexivo. Ora, a ação de ensinar, entendida como um ofício e uma arte que se materializa nas práticas, requer fundamentação (conhecimento e competências específicas) e reflexão teórico-prática, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. Nesse propósito, a Escola deve ser pensada como uma organização aprendente que se expande e inova com o desenvolvimento dos profissionais que nela trabalham, o que exige das lideranças um novo modo de operância, a criação de condições favoráveis ao questionamento contínuo das práticas e de uma cultura que valorize a aprendizagem e a melhoria permanentes. O estudo desenvolvido num agrupamento de escolas da zona da Grande Lisboa teve, entre outros, os seguintes objetivos: i) identificar as perceções das lideranças acerca da supervisão e da colaboração; e ii) percecionar o papel das lideranças no desenvolvimento profissional dos professores. Do ponto de vista metodológico, a investigação assume o design de um estudo de caso, com uma abordagem mista, a partir de oito entrevistas individuais às lideranças de topo e 21 inquéritos por questionário, aplicados aos diretores de turma. Os resultados evidenciam compreensões distintas acerca do conceito de colaboração e do papel das lideranças no desenvolvimento profissional dos professores, percecionado como um processo inacabado e em permanente reconstrução.

Palavras-chave: Colaboração, Desenvolvimento profissional, Lideranças, Supervisão

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