Promoção do sucesso académico

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Nádia de Abreu Bengo
http://orcid.org/0000-0002-9062-3046

Resumo

Há anos, que o governo angolano debate-se com a superlotação de salas de aulas, fracas competências dos professores, infraestruturas inadequadas e falta de recursos de ensino que influenciam no desenvolvimento das competências de escrita, leitura e numeracia dos alunos. Assim sendo, o presente estudo baseado na abordagem émica identifica como oito escolas públicas do ensino básico, da província de Cabinda, promovem o sucesso académico dos alunos. Os dados coletados indicam, (1) Na superlotação de salas, as escolas selecionaram os jogos e questionários. Contudo, constatações indicam que, o quadro e manual escolar como os recursos usados na partilha de informações. Assim, sugeriu-se a formação de pequenos grupos de alunos, uso de narrativas pessoais ou locais e jogos típicos; (2) Nas fracas competências dos professores, registaram-se ausências nas ZIPs, por razões familiares ou domínio do conteúdo. Sugeriu-se que em grupo, os professores planificassem aulas e exercitassem os jogos; (3) No aspeto das infraestruturas inadequadas e falta de recursos de ensino, os livros infantis e jogos permanecem encaixotados. A pesquisadora sugeriu que, revisões de aulas dê-se espaço para a leitura e prática dos jogos.

Palavras-chave: Superlotação de salas, Competências dos professores, Infraestruturas inadequadas e falta de recursos, Angola

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