Os desafios da universalização da educação à distância no ensino superior

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Cesário José Sanjambo Barbante
https://orcid.org/0000-0003-2019-1572
Lia Raquel Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-9939-7612
Dionísio Tumbo
https://orcid.org/0000-0001-8709-9952

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19, alterou o cenário educacional. Neste sentido, o estudo tem como objetivo perspetivar os desafios que se colocam à necessidade de universalidade de acesso ao Ensino a Distância, enriquecido por tecnologias digitais em rede, dos estudantes do Ensino Superior de Angola e de Moçambique. A investigação assume uma abordagem quantitativo, de tipo descritivo. A recolha de dados baseou-se na aplicação de um inquérito por questionário. Os resultados do estudo mostram ser possível o Ensino a Distância digital nos países em questão, visto quase a totalidade (99%) destes estudantes possuírem, pelo menos, um dispositivo digital móvel. Por outro lado, o acesso a Internet seja em Angola seja em Moçambique ainda é feito com muitas limitações.

Palavras-chave: Angola, Covid-19, Educação à distância, Moçambique

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