Internet das coisas na educação. Tecnologia, pedagogia e aprendizagem

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Andreia Magalhães
http://orcid.org/0000-0003-2636-645X
José Matias Alves
http://orcid.org/0000-0002-9490-9957
António Andrade
http://orcid.org/0000-0002-7456-6504

Resumo

A nossa sociedade, impulsionada pelas inovações tecnológicas, é cada vez mais digital e interligada, tornando as tarefas operacionais mais fáceis e rápidas. A Internet das Coisas (IoT) é baseada num conjunto de tecnologias que permitem que dispositivos inteligentes, como sensores, liguem objetos à Internet e recolham dados que serão armazenados para posterior análise e controle. Segundo o Hype Cycle, esta é uma das tecnologias emergentes em que reconhecemos valor acrescentado para todos os setores da sociedade, incluindo a Educação. Neste contexto, a escola deve aproveitar as possibilidades oferecidas por esta tecnologia, uma vez que faz da sala de aula um “espaço aberto”, onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do ambiente envolvente. Apoia uma aprendizagem ativa baseada em casos (Case-Based Learning, CBL), explorando questões que vão ao encontro dos interesses e do contexto dos alunos e da sua comunidade. Para isso, o objeto em estudo será monitorizado e, após análise dos dados, os alunos atuarão sobre ele e controlarão as variáveis, em tempo real e com atualização constante. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de dados obtidos de três bases de dados: B-ON, IEEE Xplore e Google Scholar, entre 2014 e 2018, anos em que a IoT está no pico inflacionado do Gartner. Os dados obtidos serão sujeitos a análise de conteúdo, de forma a investigar o valor acrescentado da IoT na Educação, especialmente no que diz respeito à metodologia Case-Based Learning (CBL), bem como a tecnologia a ela associada.

Palavras-chave: Internet das coisas, Tecnologia, Educação, Aprendizagem

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