As explicações no 12º ano: contributos para o conhecimento de uma actividade na sombra

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Jorge Adelino Costa
Alexandre Ventura
António Neto-Mendes

Resumo

Neste artigo propomo-nos fazer uma abordagem exploratória das explicações enquanto prática que corresponde a um serviço privado e remunerado exercido geralmente por professores, fora da escola, visando a melhoria do desempenho académico dos alunos. A partir da constatação empírica de que este é um fenómeno em franca expansão e interpelados pela divulgação pública dos rankings de escolas, nos últimos 3 anos, realizámos um inquérito por questionário em 4 escolas secundárias dirigido a toda a população escolar do 12º ano. O conjunto de dados que disponibilizamos permite clarificar a situação que rodeia a actividade das explicações relativamente às dimensões seguintes: a escala do fenómeno, a representação dos alunos sobre a ligação entre a frequência das explicações e o sucesso académico e o esforço financeiro exigido às famílias para pagar este custo educacional acrescido, um dos mais significativos, aliás. A concluir, os autores questionam os impactos das explicações como prática desequilibradora da equidade no acesso e sucesso educativo e social.

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