As TIC na reorganização da escola e do currículo

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Olga Matos Ribeiro
Paulo Almeida Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3941-8274

Resumo

Neste trabalho é realizada uma abordagem às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, desenvolvendo-se em torno de um estudo quantitativo que tem como horizonte temporal o ano lectivo de 2003/2004, realizado nas 21 escolas com 2.0 e 3.° Ciclos do Ensino Básico, ligadas ao Centro da Área Educativa de Viseu. Este estudo foi efectuado antes da implementação curricular da disciplina de TIC nos 9.0 e 10.º anos. Antes da apresentação do estudo empírico, faz-se uma pequena resenha da situação actual da relação entre as TIC e a educação, que se considera importante promover para um eficaz aproveitamento destas tecnologias pelos professores e pelas escolas. O estudo traduz-se num tratamento estatístico de dados, recolhidos por inquéritos aplicados a professores Directores de Turma e membros dos órgãos de direcção, que possibilita uma visão global do estado das escolas, relativamente ao apetrechamento tecnológico, à sensibilidade e às concepções dos professores face à utilização das TIC, ao seu grau de satisfação e frequência de utilização, nomeadamente em relação às práticas pedagógicas e de integração destas tecnologias ao nível dos Projectos Curriculares de Turma. A par da apresentação dos resultados, registam-se também as conclusões principais, reportando-se também, no final, algumas conclusões de carácter mais geral.

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