Expectativas escolares e profissionais dos jovens do 9.º ano

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Luís M. Valente Martins
Joaquim Azevedo
https://orcid.org/0000-0002-4986-7153

Resumo

Este estudo visa analisar e compreender as motivações, aspirações e expectativas de alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade. O 9.º ano de escolaridade é o último ano de escolaridade básica e obrigatória em Portugal, em 2008. Trata-se de uma replicação do estudo de Azevedo (1991), que nos permitiu confirmar, junto de 932 alunos, seleccionados aleatoriamente, os resultados do estudo precedente, uma vez que constatámos um reforço das expectativas dos alunos, nomeadamente no que diz respeito ao prosseguimento de estudos. Verifica-se que as variáveis por nós definidas, o género e o percurso escolar anterior dos alunos, bem como o estatuto socioprofissional e o capital habilitacional (qualificação escolar) dos pais, têm clara influência nos projectos escolares e profissionais dos alunos. Por fim, no que diz respeito às profissões pretendidas pelos discentes, observámos a desvalorização de profissões com menor prestígio social, havendo uma revalorização das profissões com mais elevado estatuto social.

Palavras-chave: Expectativas, Família, Género

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