Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato do educador: validação da versão portuguesa do Infant Characterístics Questionnaire

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Carla Magalhães
Pedro Dias
Alexandra Carneiro
https://orcid.org/0000-0002-7190-5304
Isabel Soares
Margarida Rangel-Henriques
Joana Silva
Sofia Marques
Joana Baptista

Resumo

São apresentados dois estudos de validação do Infant Characteristics Questionnaire (ICQ; Bates, Freeland & Lounsbury, 1979) para a população portuguesa, junto de educadores de crianças entre os 11 e os 20 meses de idade (Estudo 1) e educadores de crianças entre os 21 e os 32 meses de idade (Estudo 2). No primeiro estudo foi avaliada uma amostra de conveniência de 289 bebés e, no segundo, uma amostra de conveniência de 398 crianças. O objectivo dos estudos foi a avaliação das qualidades psicométricas deste instrumento. Os estudos permitiram alcançar soluções factoriais adequadas para o ICQ, a partir do relato dos educadores. Os níveis de consistência interna das dimensões obtidas são, no geral, satisfatórios.

Palavras-chave: Validação, Temperamento, Infância, Avaliação

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