Relação escola-família. Desocultar obstáculos/adequar estratégias

Main Article Content

Maria Martins de Sousa
Teresa Sarmento

Resumo

 |


O fraco envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos, sendo um problema sentido por toda a comunidade educativa, de modo particular as escolas e os professores, é um fenómeno que tem suscitado a atenção de vários investigadores, bem como do próprio poder político, visível na vasta publicação de estudos científicos e na abundante produção normativa de que tem sido alvo nos últimos anos. O estudo apresentado, desenvolvido no âmbito de dissertação de mestrado em Administração e Organização Escolar, orientada pela Professora Doutora Teresa Sarmento, teve como objetivo caracterizar a relação escola-família numa escola dos 2.º e 3.º ciclos da zona centro do país. Para tal, foi auscultada a perceção duma amostra de encarregados de educação e diretores de turma, através da aplicação de questionários e entrevistas. Neste artigo são apresentados os resultados no que respeita ao nível de comunicação dos encarregados de educação com o diretor de turma, as áreas em que deveria ser maior a sua participação, os constrangimentos a essa participação/envolvimento, bem como algumas estratégias a desenvolver pela escola. Os dados sugerem a existência de dificuldades decorrentes quer das dinâmicas e limitações familiares, quer da cultura organizacional e funcional da escola.

Palavras-chave: Educação, Escola, Família, Comunicação, Parceria, Envolvimento

Downloads

Não há dados estatísticos.