Tecendo os caminhos da melhoria dos resultados educativos. Das ilusões nefastas às utopias gratificantes

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José Matias Alves
https://orcid.org/0000-0002-9490-9957

Resumo

O ofício docente vive enredado numa série de ilusões, algumas tecidas no seu interior, outras (a maioria) no seu exterior. Neste texto, identificamos e analisamos de forma sumária as dez ilusões que entrevam e entravam o desenvolvimento da profissão docente: a ilusão do comando e do controlo; a ilusão de que o centro sabe (e pode) sempre mais do que periferias tristes; a ilusão de que a mudança pode ser decretada e a ficção da autonomia; a ilusão romântica de que as escolas querem ser o centro nevrálgico e essencial do sistema educativo; a ilusão da liderança forte e messiânica que desresponsabiliza os liderados; a ilusão de que o contexto socioeconómico marca o destino escolar dos alunos; a ilusão de que a escola pode responder a todas as exigências sociais; a ilusão de que a escola é uma comunidade educativa; a ilusão de que o professor é um profissional; a ilusão da sala de aula como jardim secreto a preservar. Sustenta-se e procura-se fundamentar a tese de que estas ilusões precisam de ser superadas através de outros modos de ver, pensar, sentir a profissão, pois só assim será possível melhorar os processos e os resultados educativos. Neste âmbito, enunciam- -se dez passos que podem estruturar um processo de melhoria e referem-se dezassete ações-guia que permitem viver a escola de outro modo.

Palavras-chave: Organização, Professor, Ilusões, Melhoria, Desenvolvimento profissional

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