Projeto educativo TEIP. Um estudo de caso

Main Article Content

Edilene Rocha Guimarães
José Augusto Pacheco
https://orcid.org/0000-0003-4623-6898

Resumo

O artigo analisa o processo de autoavaliação de um projeto educativo TEIP situado na região norte de Portugal, considerado como estudo de caso. Partiu-se dos referenciais para análise das políticas curriculares, identificados por Pacheco (2003) como “igualdade/desigualdade” e “homogeneização/diversidade”, e da proposta conceptual do “triângulo da diferença” proposto por Wieviorka (2002), em seus três polos: a identidade coletiva; o indivíduo moderno; o sujeito. Seguindo-se uma abordagem qualitativa, escolhemos a técnica de grupo focal, observação direta e análise de documentos normativos e institucionais. Nos resultados da pesquisa identificamos que o processo de autoavaliação coloca mais as causas do insucesso escolar nos fatores internos relacionados com a motivação e cognição dos alunos, e nos fatores externos ligados à participação dos pais e encarregados de educação, indicando que as estratégias de diferenciação curricular e práticas educativas devem ser revistas, como forma de promover o sucesso escolar. Concluímos que os alunos são incluídos na escola a partir das diferenças que os especificam, como alunos integrados numa comunidade educativa atingida por problemas sociais e económicos, ou seja, incluídos a partir de sua “identidade coletiva” territorial. O programa TEIP configura-se como uma proposta de diferenciação curricular que se centra mais nos apoios pedagógicos do que nos planos curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.