Ambiguidades nos discursos e nas práticas da assessoria. Um olhar sobre dois anos de consultoria em agrupamentos TEIP

Main Article Content

Angelina Carvalho
Manuela Ramôa

Resumo

No âmbito do segundo programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – que comportou novos procedimentos e configurações organizativas e institucionais com vista à melhoria das escolas –, exercemos, durante dois anos, a função de consultoras de quatro agrupamentos. Apresentamos o quadro institucional deste programa e a função e lugar da fi gura de perito externo então criada. Fazemos um breve levantamento de alguns conceitos no âmbito da acessória educativa. Neste texto revisitamos as práticas de consultoria em quatro contextos de ação, com as suas particularidades espácio-temporais. Distanciamo-nos da simples ilustração de factos e situações. Procuramos colocar-nos numa perspetiva de intérpretes que pretendem interrogar sentidos e significados, permitir a formulação de questões, interpelar o vivenciado e tentar reconhecer algumas das problemáticas que este tipo de acompanhamento levanta. Procurámos equacionar algumas das ambiguidades resultantes de configurações difusas (perito, consultor, amigo crítico); também se referem possíveis contradições decorrentes da forma como foi feita a encomenda, do papel da tutela e do assessorado. Deixam-se em aberto algumas questões relativas aos modos de trabalho, às consequências da intervenção, bem como à dimensão simbólica dos vínculos entre os atores, e entre estes e o projeto.

Palavras-chave: Territorialidade, Projetos, Assessorias

Downloads

Não há dados estatísticos.