Autoavaliação e melhoria: pressupostos organizacionais

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Rodrigo Eiró de Queiroz e Melo
https://orcid.org/0000-0002-3024-364X

Resumo

A autonomia das escolas é um modo de organização do sistema inscrito nas políticas educativas contemporâneas com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. A autoavaliação surge como um instrumento da autonomia ao serviço da melhoria, mas cujos impactos nas organizações escolares têm sido inferiores ao prometido. As causas deste facto encontram-se menos na qualidade dos procedimentos de autoavaliação e mais nos modos de regulação do sistema educativo que criaram um contexto organizacional em que os mecanismos de coordenação do trabalho são externos à organização. A autoavaliação apenas poderá contribuir para a melhoria organizacional quando a escola for uma organização aprendente madura e dispuser de mecanismos internos de coordenação do trabalho. No final do artigo apresenta-se uma proposta de matriz de análise e compreensão da qualidade e eficácia de processos de autoavaliação.

Palavras-chave: Autoavaliação, Melhoria, Escolas, Regulação

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