Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares

Main Article Content

Mário Rui Lourenço
Joaquim Machado
https://orcid.org/0000-0003-1875-9640

Resumo

Várias escolas reconhecem as vantagens da aprendizagem cooperativa e usam-na como estratégia de promoção do sucesso escolar. O nosso estudo incide num projeto de aprendizagem entre alunos da mesma turma, apresenta as suas principais caraterísticas, identifica as perceções dos alunos relativamente à sua participação no projeto e ao funcionamento e impacto deste nos resultados académicos e no ambiente de aprendizagem. A análise dos dados obtidos destaca a sociabilidade, a horizontalidade relacional e a confiança entre os pares e constata a predominância do carácter conteudista da aprendizagem e de metodologias que favorecem a memorização e a exercitação com vista à prestação de contas nas provas de avaliação sumativa.

Palavras-chave: Cooperação, Estudo em grupo, Apoio de pares, Comunidade de aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.