Vozes de alunos sobre estrutura e trabalho curricular à entrada do ensino secundário: ecos da dicotomia entre cursos científico-humanísticos e cursos profissionais

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Ana Cristina Torres
https://orcid.org/0000-0002-9068-1203

Resumo

A diversificação formativa e massificação do ensino secundário, aliada ao alargamento da escolaridade obrigatória, trouxe novos desafios ao desenvolvimento curricular nas escolas. Mas, apesar do crescimento de um corpo consistente de literatura a suportar maior ênfase das vozes de alunos em práticas curriculares, no nosso país, tal escuta a nível macro foi inédita no ano que passou, e a nível micro são ainda escassos os relatos de experiências escolares onde tais vozes ganham poder em decisões curriculares. O presente artigo relata um estudo das vozes de alunos à entrada do ensino secundário com o objetivo principal de descrever as primeiras impressões dos mesmos sobre a estrutura e trabalho curricular dos seus cursos, relacionando as suas perspetivas com as exigências diferenciadas nas modalidades de cursos científico-humanísticos e cursos profissionais. Cruzando dados de seis grupos de discussão focalizada com um inquérito por questionário, verificou-se que as vozes de alunos sobre a estrutura e trabalho curricular dos seus cursos ecoam a persistente dicotomia entre as exigências curriculares de cursos científico-humanísticos e profissionais, suportando a importância de pôr em marcha reformas que incrementem a coerência e flexibilidade da ação educativa no ensino secundário e confiram maior paridade às distintas modalidades formativas.

Palavras-chave: Ensino secundário, Vozes de alunos, Cursos, Currículo

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